RNP passa a integrar o comitê gestor do consórcio internacional perfSONAR

Em janeiro de 2021, a RNP passou a integrar o comitê gestor da colaboração internacional perfSONAR, nome do software desenvolvido para o monitoramento e detecção de problemas de desempenho de redes, ao lado das redes acadêmicas nacionais ESnet e Internet2, e das Universidades de Michigan e de Indiana, todas dos EUA, e ainda da rede regional da Europa, Géant.

A RNP já havia participado antes na comunidade original do perfSONAR entre 2006 e 2012, ao lado da ESnet, Internet2 e Géant. Antes disso, em 2002, apoiou um Grupo de Trabalho sobre o tema, sob a coordenação do professor José Suruagy, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O serviço de monitoramento de redes da RNP, MonIPÊ, que é baseado em tecnologia perfSONAR e está em sua terceira versão, é fruto dessa colaboração.

Desde então, o perfSONAR passou a ter um caráter estratégico na RNP, dando suporte a processos de operações de redes importantes, como a homologação de circuitos nos 27 Pontos de Presença da RNP nos estados, e no cálculo dos indicadores de disponibilidade e desempenho da rede acadêmica brasileira, a rede Ipê.

A RNP também contribui para a evolução do perfSONAR ao coordenar o Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), formado por pesquisadores da área de medições de desempenho de redes, que fomentam a prospecção tecnológica nesse tema.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento internacional do valor da RNP nessa colaboração”, declarou a diretora de PD&I, Iara Machado.

Sobre o perfSONAR

perfSONAR é um software aberto para monitoramento do desempenho de redes, que oferece um conjunto de ferramentas de medições de redes, que auxilia na detecção e solução de problemas de desempenho em circuitos fim-a-fim através de múltiplos domínios. As medições podem ser realizadas por mais de 2 mil instâncias perfSONAR em todo o mundo, e essa infraestrutura global ajuda a identificar e isolar os problemas conforme eles acontecem, facilitando o trabalho dos engenheiros de redes no suporte aos usuários e aumentando a produtividade no uso de recursos de rede.

Com o perfSONAR, é possível realizar medições, gerar visualizações e obter novas métricas, possibilitando por exemplo a geração de um gráfico projetando o aumento de tráfego em uma rede nos próximos anos.

Sobre o MonIPÊ

O serviço de monitoramento de redes da RNP – o MonIPÊ – tem o objetivo de solucionar problemas de desempenho nas redes, para o uso da RNP e da comunidade de ensino e pesquisa no Brasil. É baseado em tecnologia perfSONAR e é voltado para engenheiros de rede, pesquisadores de redes avançadas, operadores de rede da RNP e dos seus PoPs, e para técnicos especializados das instituições clientes da RNP.