RNP participa de semana promovida pelo NIC.Br

Categoria
- 06/12/2016

Entre os dias 5 e 9/12, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – (NIC.br) promove a VI Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, que reúne, em um único local, dois eventos de natureza técnica: o IX Fórum (antigo PTT Fórum) e o GTER. O IX Fórum, que está em sua décima edição, discute os principais assuntos relacionados à infraestrutura de internet no país.

A RNP participou em diversos momentos da programação, com destaque para a apresentação de um estudo de caso do Programa Amazônia Conectada, sob a perspectiva da engenharia de redes, no dia 5/12. No mesmo dia, Lucas Miller, do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul, conduziu uma análise da abrangência dos pontos de troca de tráfego no país.

No dia 8/12, durante o GTER, a RNP também apresentará a iniciativa que prevê o compartilhamento de fibra óptica com Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no Nordeste. No mesmo dia, outros temas conduzidos pela organização serão as técnicas de transição para a implementação do IPv6 e um estudo de caso sobre a plataforma NAT64.

A RNP ainda estará presente na programação do GTS, trilha dedicada à segurança dentro do GTER, com palestras sobre o papel de um grupo de resposta dentro de instituições no combate a incidentes de segurança (CSIRT, em inglês) e sobre a implantação de uma rede de sensores na rede acadêmica brasileira.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site forum.ix.br.