RNP participa de conferência anual da rede acadêmica de Moçambique

- 25/11/2019

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2019, ocorreu em Maputo, Moçambique, a Conferência MoRENet 2019, com o tema “MoRENet, interligando as Comunidades Acadêmica e Científica Moçambicanas a Redes Globais de Ciência e Tecnologia”. O evento é uma realização do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESP), por meio do Projeto da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique (MoRENet).

 A conferência recebeu mais de 50 instituições de ensino e pesquisa usuárias e teve o objetivo de apresentar o grau de implementação das atividades desenvolvidas pela rede moçambicana. Seu programa contava com temas do Plano Estratégico da MoRENet 2018-2025, nas áreas de Infraestrutura, Sistemas, Aplicações e Serviços, Computação de Alto Desempenho, Segurança Cibernética, Formação na Academia MoRENet, entre outros.

A RNP foi representada pela assessora da direção geral, Pilar de Almeida, que participou de duas sessões do programa. Ela enfatizou o momento propício para, no âmbito da cooperação RNP-MoRENet, iniciar ações de aproximação das comunidades de pesquisa em iniciativas como a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), o projeto Cinemas em Rede, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), entre outros.

Participaram ainda da conferência representantes da Angola Cables e o diretor-geral da Ubuntunet. Na ocasião, o diretor da MoRENet, Lourino Chemane, buscou articular soluções para a conexão de Moçambique ao Brasil, via África do Sul, por meio da empresa Angola Cables, que lançará em 2020, o primeiro cabo submarino interligando diretamente os dois continentes.