RNP participa da Primeira Reunião Virtual da Comunidade Global de Ciências em e-Saúde do projeto Magic

Categoria
- 29/01/2016

Na próxima terça-feira, dia 2/2, o projeto Magic (Middleware para Aplicativos Colaborativos e Comunidades Globais Virtuais), iniciativa para alavancar a colaboração global entre pesquisadores e estudantes, promoverá a Primeira Reunião Virtual da Comunidade Global de Ciências em e-Saúde. Trata-se da primeira atividade em e-Saúde, que será realizada por webconferência, com o objetivo de apresentar diversas experiências em e-Saúde no mundo, por meio do intercâmbio de conhecimentos e possibilidades de colaboração.

O coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, será o moderador do encontro, que reunirá participantes de redes acadêmicas e instituições da América Latina, como a RedClara, do Caribe como a CKLN, da África como a UbuntuNet Alliance, além da própria RNP.  Ele também fará uma apresentação sobre o cenário da Telemedicina no Brasil, usando como caso de sucesso o trabalho realizado pela Rute, coordenada pela RNP no país.

“A iniciativa é considerada uma das maiores do mundo e, em 2012, recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina na América Latina e Caribe pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL)”, comenta o coordenador das ações da RNP no projeto Magic, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

O evento começará às 11h, horário de Brasília, e o idioma falado será o inglês. A previsão de duração é de três horas. Será usado uma versão do sistema Mconf, desenvolvido originalmente a partir de Grupo de Trabalho da RNP.

Recentemente, Messina passou a integrar o grupo de trabalho 5 (WP5) do projeto Magic, que trata das questões da Comunidade Global de Ciências, tendo como foco a sensibilização e o treinamento das comunidades de pesquisa sobre o uso de plataformas tecnológicas colaborativas. Ele coordenará a comunidade de e-Saúde dentro do grupo.

Para participar da Reunião Virtual e obter mais informações sobre o Magic e o WP5, acesse: https://eventos.redclara.net/indico/event/634/