RNP conecta comunidades engajadas na Campus Party Goiás

- 30/06/2022

Ambiente imersivo, comunidades engajadas, 150 mil visitantes e 53 mil “campuseiros” conectados com um propósito: “reescrever o código fonte do mundo”. É assim que a gente pode resumir como foi a última edição da Campus Party Brasil, realizada entre os dias 15 e 19/6, em Goiânia. E a RNP pode contar um pouco dessa história, pois foi responsável por conectar o festival que tem como pilares tecnologia, inovação, criatividade, educação, ciência e empreendedorismo. Disponibilizamos internet segura e de alta capacidade, cabeada em uma banda de até 10Gb/s e rede Wi-Fi eduroam para toda a área do evento, acessível para a comunidade acadêmica. No total, foram mais de 16 terabytes trafegados na rede durante o evento.

Ainda teve muito mais, veja:

Hackathon

Hackathon

 

Sem dúvidas, um marco da participação da RNP foi o Hackathon promovido. Uma maratona de programação reuniu as 16 equipes inscritas que tiveram o desafio de, durante 47 horas, desenvolver soluções para melhorar a experiência do usuário com foco em UX e/ou acessibilidade da plataforma de conteúdo audiovisual para educação Eduplay. Durante o Hackathon, os participantes passaram por diversas rodadas de mentorias e puderam assistir a palestras que os orientavam sobre as etapas para a resolução de um problema. As três melhores equipes levaram para casa um prêmio que somou 20 mil reais.

Design Thinking

Design Thinking

Falando em aprimorar nossos serviços, outro exercício colocado em prática no evento foi o de escuta ativa. Por meio de entrevistas com foco em Design Thinking, 97 pessoas, a maioria delas com perfil aluno universitário entre 18 e 24 anos, testaram a usabilidade de um protótipo de aplicativo mobile do serviço Conferência Web.

Include

Include

 

Ainda durante a Campus Party Goiás (CPGO), o diretor de Engenharia e Operações (DEO), Eduardo Grizendi, e o Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, assinaram um acordo de cooperação que selou uma parceria entre as instituições em prol do Include, programa social que conta com parcerias para implantar ou viabilizar Laboratório de Tecnologia em comunidades de todo Brasil, como ferramenta de inclusão social para crianças e jovens entre 10 e 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atualmente, o Include conta com 62 laboratórios em 53 cidades e 10 estados. A meta é construir até 10 mil laboratórios. A internet desses ambientes será disponibilizada pela RNP. Saiba mais sobre a iniciativa:

Palestra

Palestra

 

Felipe Nascimento, analista de Inovação na RNP, e Roosevelt Benvindo, gerente de Soluções na RNP, também levaram o nome da RNP para o palco da CPGO com a palestra "Cansei de criar software que ninguém quer usar". A apresentação abordou os desafios enfrentados desde o entendimento das reais necessidades dos usuários, o uso da abordagem de Design Thinking e a preocupação com usabilidade, passando pelo processo de desenvolvimento ágil a partir de sprints, as funcionalidades essenciais em um projeto, com análise de resultados e entregas real de valor. Foram apresentados cases de projetos da RNP com o Ministério da Educação (MEC) de grande abrangência, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Diploma Digital, Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Digital e o Acesso Único - que reúne os programas Sisu, Prouni e Fies em um único ambiente.

Veja a palestra na íntegra:

 

Estande

Estande

 

No meio da “Arena Campuseiro”, o estande da RNP proporcionou ainda diversas ativações. Os campuseiros puderam tirar e imprimir fotos em um totem, tentar a sorte na máquina de garra em busca de um brinde e interagir com os personagens Dumbledore e Darth Vader. Todas as ações da RNP na CPGO tinham como objetivo estreitar o relacionamento com o público que é usuário final dos nossos serviços e soluções: estudantes de Ensino Médio, Superior de Pós-Graduação dos Institutos e Universidades da Rede Federal.