RNP marca presença no 9º Fórum da Internet no Brasil, em Manaus

- 14/10/2019

Entre os dias 1º e 4/10, em Manaus, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promoveu o 9º Fórum da Internet no Brasil, com palestras e workshops que discutiram temas de grande importância para o desenvolvimento da internet no país. A RNP contou com representantes na programação: o diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro, o gerente de Relacionamento de Cultura, Alvaro Malaguti e o coordenador do PoP-AM, Edson Nascimento.

Coordenador do Grupo de Trabalho do Fórum da Internet e integrante do CGI.br, José Luiz foi o coordenador executivo do evento e discursou na solenidade de abertura. "O Fórum é um espaço qualificado de debate sobre temas diversos da governança da Internet no Brasil”, ressaltou o diretor.

Ele também participou, no dia 3, da plenária na qual foi realizada uma discussão ampla sobre o tema Cooperação Digital, seu estado atual e possíveis rumos futuros. E, no dia 4, da mesa que debateu o panorama atual e as perspectivas futuras do desenvolvimento da Internet no Brasil, principalmente com foco em questões relacionadas à expansão e desenvolvimento de infraestrutura e conectividade, bem como seus impactos em questões sociais mais amplas como a inclusão digital.

O gerente de Relacionamento de Cultura, Alvaro Malaguti, participou de dois momentos da programação do Fórum. No dia 2/10, ele foi um dos palestrantes no workshop que apresentou diferentes perspectivas de produção, circulação e exibição de audiovisual no contexto digital. E e, no dia 3/10, participou da mesa redonda que discutiu os acervos digitais de instituições de memória, considerando, em especial, o contexto brasileiro

O coordenador do PoP-AM e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Edson Nascimento, foi um dos participantes da mesa, no dia 2/0, que abordou o tema “Acesso à internet nos municípios do interior do Amazonas”. Dentro do contexto do reconhecimento do acesso à internet como um dos direitos humanos pela ONU, a discussão trouxe à luz a situação dos moradores dos 61 municípios do interior do Amazonas que não tem acesso à internet ou, se tem, o mesmo é instável e de baixa qualidade, promovendo uma exclusão social.

Sóbre o Fórum da Internet no Brasil

O Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dele, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.
 

Saiba mais sobre o evento por aqui