RNP lança serviço de DNS Recursivo para a comunidade acadêmica

- 18/05/2022

Quando acessamos um conteúdo na internet, como um vídeo no Youtube por exemplo, esses dados fazem longo percurso até chegar às nossas casas. Dependendo de onde este conteúdo está hospedado, isso pode afetar e muito a experiência do usuário final. No tráfego da nossa rede acadêmica, não seria diferente. 

A fim de melhorar a experiência do uso da rede Ipê e do acesso aos seus serviços, a RNP lança o EduDNS, serviço de DNS Recursivo (Anycast) que pode ser utilizado por todas as Organizações Usuárias da RNP.  

O serviço foi projetado para ter 100% de disponibilidade e rodar em vários servidores localizados nos diversos Pontos de Presença, o que faz com que continue funcionando mesmo com múltiplas falhas. Entre os benefícios para a comunidade de ensino e pesquisa, estão a alta disponibilidade da rede, a resiliência, a segurança. 

Antes do EduDNS, eram usados para o mesmo fim outros serviços oferecidos pelo mercado. Porém, havia desvantagens. A principal delas está na questão da privacidade dos dados, uma vez que as consultas de nomes de sites na internet (DNS, da sigla Domain Name System) poderiam ser analisadas por terceiros. Hoje, o EduDNS está em conformidade com aspectos legais do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Por que utilizar Anycast?

Através da técnica de IP Anycast, é possível rodar múltiplas réplicas de um serviço em diferentes localidades utilizando o mesmo endereçamento IP. Desta forma, o roteador escolhe o caminho mais curto para encaminhar o pacote e, consequentemente, acessar o nó mais próximo do serviço. 

Uma grande vantagem do IP Anycast está associada a disponibilidade. No caso de haver queda de um cluster qualquer do serviço em determinada localidade, automaticamente o usuário é encaminhado para outro ponto (cluster) de entrega do serviço.

Como aderir ao serviço?

O serviço está disponível através dos endereços IP {200.19.16.53, 200.137.53.53, 2001:12f0:253::53 e 2001:12f0:353::53} e responde recursivamente quando utilizado da rede da organização.

Para obter mais informações, consulte a página do serviço EduDNS.