RNP lança primeira chamada para o Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial 

A RNP lança, nessa sexta-feira (03/03), uma chamada pública para grupos de pesquisa com estudos e aplicações na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificia (CDIA) apresentarem propostas que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de P&D na área de CDIA.  

Acesse a rerratificação da chamada*

O Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CT-CDIA), criado pela RNP em 2022, visa ser um fórum de discussão aberto para estudar o futuro das aplicações de ciência de dados e IA, nas mais variadas áreas de pesquisa, mas com ênfase em aplicações de interesse do Sistema RNP, tais como educação, cultura, telemedicina, cibersegurança, redes de computadores, ciência aberta, acesso aberto a dados de pesquisa e melhorias de processos organizacionais. 

A chamada convida os membros do CT-CDIA e a comunidade de pesquisa brasileira a submeterem propostas de projetos alinhados com a última versão do documento de visão do futuro publicada pela RNP e que possam ser desenvolvidos em até 6 (seis) meses, com base nos tópicos de interesse listados no documento.  

A data limite para submissão de propostas foi prorrogada até 17/04. As propostas selecionadas serão divulgadas no dia 01/05.  

O programa de P&D para Inteligência Artificial e Ciência de Dados é uma iniciativa do CT-CDIA para ampliar sua capacidade de prospecção tecnológica por meio do financiamento de projetos de curta duração para a realização de estudos e provas de conceito na temática de CDIA. É esperado que os resultados dos projetos possam servir de insumo para discussões sobre futuros investimentos em P&D e para a evolução dos serviços oferecidos pela RNP. 

Notícia atualizada em 12/04.