RNP lança edital para Grupos de Trabalho 2015-2016

- 10/07/2015

Nesta sexta-feira (10/7), a RNP lança o edital para os Grupos de Trabalho (GTs) do período 2015-2016. Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até 31/7, que deverão contemplar temas da área de redes, aplicações e middleware. Elas serão analisadas até 15/9, quando serão anunciados os GTs escolhidos para o período.

Os projetos começam a ser desenvolvidos logo após a divulgação dos selecionados e têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. Na primeira fase, os grupos desenvolvem e demonstram um protótipo de um novo serviço. Depois de avaliado seu desempenho e suas características, alguns desses protótipos são selecionados para a segunda fase. Nesta, os GTs devem desenvolver o protótipo apresentado, visando à implantação de um piloto a ser testado por um grupo de instituições.

Desde 2002, o programa de Grupos de Trabalho da RNP (GTs-RNP) promove a formação de parcerias entre a organização e grupos de pesquisa para o desenvolvimento e a introdução de aplicações e serviços inovadores na rede acadêmica. São priorizadas propostas que contemplem arquiteturas de software facilmente reutilizáveis, extensíveis e bem documentadas, de forma a facilitar futuras atualizações e a formação de uma comunidade de desenvolvedores. Os componentes utilizados no desenvolvimento dos resultados devem ter independência de licenças comerciais.

Edital GTs 2015-2016

Modelo da proposta