RNP lança edital de Pesquisa & Desenvolvimento de 2020

- 17/03/2020

A RNP lançou hoje (17/3) o edital de Pesquisa & Desenvolvimento de 2020, que selecionará projetos inovadores na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para serem desenvolvidos. Pesquisadores de instituições públicas e privadas e integrantes de startups poderão submeter suas propostas até 16/4. Elas serão analisadas e avaliadas até 1º/6 e eventuais dúvidas serão esclarecidas junto aos proponentes.

Desde 2002, a RNP vem aprimorando sua gestão de programas de P&D, realizada por meio deste processo de inovação aberta. Os resultados alcançados ao longo destes anos são fruto da importante parceria com a comunidade acadêmica. Assim como em 2019, o edital inclui o ecossistema de inovação na colaboração desse desenvolvimento, seja fomentando a criação de novas startups (empresas nascentes) ou apoiando startups já existentes, juntamente com a comunidade acadêmica.

Ecossistema de inovação incluído

Neste edital, a RNP convida startups e empreendedores interessados em empreender em parceria com esta comunidade ​para a criação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP, Minimum Viable Product) como principal resultado do projeto de P&D&I. Este MVP será a base para a criação de um novo produto ou serviço, ou evolução de um produto ou serviço existente para o Sistema RNP. 

“Com este edital, queremos selecionar Grupos de Pesquisa e startups que topem o desafio de uma entrega de valor mais rápida junto à RNP. O desafio será produzirmos uma nova leva de MVPs por meio de uma gestão e execução mais ágeis, engajando os atores do Sistema RNP beneficiados e criando modelos de negócios inovadores fortalecendo cada parte do nosso sistema e o todo. Este lançamento é um convite para todos os atores do ecossistema de inovação que acreditam no potencial-semente deste desenvolvimento em parceria com a academia. Ficamos muito felizes e somos gratos com a mobilização de toda a organização para fazermos diferente, aprendermos rápido e incrementar nosso potencial de transformação digital com o apoio dos GTs deste novo ciclo de P&D&I", afirma o gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da RNP, André Marins. 

Propostas voltadas aos usuários

A RNP busca propostas que possam auxiliar na expansão dos serviços oferecidos pela rede e ser úteis para a comunidade de usuários. Por isso, o edital incentiva a submissão de temas específicos, com projetos nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à Educação, TICs aplicadas à Saúde, Cibersegurança, Serviços Inteligentes ligados ao Monitoramento e Medições da Rede, Gestão de Identidade, além de Infraestruturas e Aplicações para campi universitários.

Para esclarecer todos os pontos do edital e tirar as dúvidas que, porventura, surgirem a RNP realizará duas webconferências:

  • 31/3 (terça-feira) – 10h às 12h

Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ggt-rnp

Assista à gravação da primeira webconferência para tirar dúvidas sobre o edital (23/3)

Clique aqui e conheça o edital de P&D 2020