RNP entrega circuitos de 100 Mb/s à Universidade Federal de Santa Maria

Categoria
- 20/12/2017

Três campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul – passaram a ser atendidos pela RNP por circuitos de 100 Mb/s. As conexões foram possíveis por meio da parceria com a empresa Vogel, que fez a ligação entre as localidades e o Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS). Dessa forma, os campi estão conectados à rede acadêmica nacional, a rede Ipê, e podem usufruir de internet em alta velocidade.

Em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, o link de conexão passou de 60 Mb/s para 100 Mb/s. Já em Cachoeira do Sul, o upgrade foi de 40 Mb/s para 100 Mb/s. A previsão é de melhora na qualidade do acesso à internet. “Os usuários já devem estar percebendo uma melhoria na disponibilidade do sinal e principalmente na velocidade de navegação. Além disso, também teremos melhor qualidade na realização de videoconferências e na telefonia, que também utiliza a internet para se conectar ao campus sede”, afirmou o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM, Gustavo Chiapinotto da Silva, em entrevista à universidade.

Os campi Frederico Whestphalen e Palmeira das Missões contam com seis cursos de graduação – Agronomia, Engenharia Florestal, Jornalismo, Enfermagem, Administração e Zootecnia – e o curso de Pós-Graduação em Agronomia - Agricultura e Ambiente. Já o campus de Cachoeira do Sul possui cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Agrícola; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Transportes e Logística.

O campus principal da UFSM em Santa Maria está conectado à rede acadêmica por 1 Gb/s, que atende o Centro de Processamento de Dados, Hospital Universitário de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Centro de Artes e Letras, Colégio Técnico Industrial Santa Maria, Colégio Politécnico de Santa Maria, e Departamento de Computação Aplicada.

Fonte: UFSM, com informações da RNP.

Foto: Jair Alan.