RNP e MP trocam experiências sobre computação em nuvem

- 18/10/2016

Interessada em conhecer os serviços e soluções de nuvem e segurança ofertados pela RNP, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) procurou a organização para trocar experiências e identificar de pontos de cooperação. Como uma das atividades, ocorreu um seminário conjunto, no dia 21/9, em Brasília, para apresentar as estratégias de cloud computing das duas instituições.

Os representantes da RNP apresentaram os serviços avançados oferecidos pela organização e indicaram as demandas e expectativas relacionadas à gestão de TIC das instituições federais de ensino superior (Ifes) e institutos federais (IFs) quanto ao tema. “Essa aproximação poderá ajudar a RNP na composição da oferta de serviços em nuvem para as universidades e na modelagem de serviços afins, como armazenamento seguro para as organizações usuárias, de acordo com a normatização vigente”, explicou o diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho.

No seminário, foi identificada a necessidade do MP de aproximar-se das instituições de ensino e pesquisa federais. A RNP indicou a participação do órgão em eventos específicos da comunidade – encontros com os gestores de TI, Fórum RNP e Grupos de Interesse Especial (em inglês, SIGs). Também houve interesse em capacitar gestores de TI do MP nos temas da cooperação.

Representantes da RNP indicaram a realização de encontros no modelo de webinar, para divulgar novas políticas, e uma parceria entre a Escola Superior de Redes (ESR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para complementação de conteúdo. Participaram do encontro as equipes da STI e das Diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) do MP e de Serviços e Soluções da RNP.

Foram indicados pontos focais para desenvolverem um plano de cooperação com novas ações conjuntas, a serem implementadas ao longo de 2017. O grupo também planejou uma sessão no Fórum RNP 2016, para estimular a interação dos gestores de TIC participantes do evento com a equipe do MP/STI. O foco será na normatização para a contratação de serviços em nuvem aos órgãos públicos do executivo federal.