RNP e Linktel firmam parceria e disponibilizam serviço de Wi-Fi seguro em locais públicos

- 07/06/2021

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmou um acordo de cooperação com a operadora de telecomunicações Linktel WiFi para disponibilizar o eduroam, serviço de Wi-Fi seguro para a comunidade acadêmica, em locais públicos, como parques, praças, cafeterias e aeroportos. Em um desses locais o serviço já está disponível para acesso, no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia.

Esta é a segunda vez em que o eduroam foi disponibilizado em locais públicos, fora do ambiente universitário. O primeiro foi em Porto Alegre (RS), em 2014, onde o serviço podia ser acessado em 15 locais da cidade, entre parques e praças, a partir de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Empresa de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

Segundo o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, a expectativa é de que em breve o serviço esteja disponível em outras cidades. “Fechamos a parceria com a maior operadora de Wi-Fi do país, para instalarmos a maior operação de eduroam em locais públicos de uma rede acadêmica no mundo”, declarou.

Sobre o eduroam

Gerido e operado no Brasil pela RNP, o serviço oferece acesso sem fio seguro à internet para a comunidade acadêmica mundial e hoje tem mais de mil pontos de acesso no Brasil. Com isso, a América Latina passou a ser a segunda região do mundo com maior cobertura do eduroam, ficando atrás apenas da Europa, onde o serviço foi concebido.

Com uma rede Wi-Fi segura, o serviço permite que seus usuários se conectem à internet em qualquer localidade que possua pontos de acesso do eduroam, sendo a autenticação realizada com as credenciais da instituição de origem do usuário.

Dessa forma, basta que sua instituição seja usuária do serviço e ter o eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática. No Brasil, para ser uma instituição de ensino e pesquisa provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Veja os pontos de acesso ao eduroam no Brasil e no mundo.