RNP é aceita na iniciativa global MANRS para roteamento seguro

- 12/12/2019

A RNP foi aceita como membro da iniciativa MANRS - Mutually Agreed Norms for Routing Security, uma comunidade comprometida em tornar a infraestrutura de roteamento global mais robusta e segura. A iniciativa é apoiada pela Internet Society (ISOC) e oferece suporte para reduzir as ameaças de segurança mais comuns em roteamento.

Atualmente, a MANRS é apoiada por um grande número de provedores de internet a nível mundial. Ela define um conjunto de práticas para aumentar a segurança, e facilitar a validação de informações de roteamento por outras redes em escala global.

A RNP foi aceita como operadora de rede e deve seguir as recomendações da MANRS em quatro conjuntos de ações: filtragem, anti-spoofing, coordenação e validação global. “Integrar o MANRS é nos juntarmos na colaboração entre os participantes e nos aproveitarmos de suas melhores práticas”, afirmou o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi.

De acordo com a Norma de Acordo Mútuo para Segurança de Roteamento, a RNP deverá prevenir a propagação de informação de roteamento incorreta, prevenir tráfego com endereço de origem forjada e facilitar a comunicação e coordenação global entre operadores de rede.

Segundo o especialista de Redes IP da RNP, Marcel Faria, em 2020 o foco do trabalho será melhorar o anti-spoofing para o incremento da segurança da rede acadêmica. “Também se planeja a implementação do RPKI, BGP com validação de origem usando certificados, que é a quarta ação sugerida pelo MANRS”, complementou o especialista.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site da MANRS.