RNP cria Comitê Técnico de Saúde Digital para a prospecção de soluções tecnológicas na área

Na terça-feira, 19/5, foi realizada a reunião inaugural do Comitê Técnico de “Ensino e Pesquisa” na Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital), uma iniciativa da RNP que visa ser um fórum para estudar o futuro das aplicações, produtos e serviços em saúde digital, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O grupo deverá realizar, em ciclos anuais, prospecção tecnológica na área de aplicações de saúde digital, contribuindo para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em P&D.

Fazem parte do Comitê pesquisadores acadêmicos das áreas de Informática; Informações em Saúde, Telemedicina e Telessaúde; e Computação Aplicada à Saúde. Eles foram escolhidos para representar sociedades científicas, redes de estabelecimentos de saúde com ensino e organizações governamentais de pesquisa. 

Nas reuniões serão analisadas as tendências em diversas áreas da saúde, como: registro eletrônico em saúde, telemedicina, comunicação em redes colaborativas em saúde, educação à distância em saúde, protocolos eletrônicos, Inteligência Artificial na Saúde, Big Data e IoT em Saúde, entre outros.

“Muito importante termos um comitê que nos oriente neste mundo da saúde digital. A comunidade de saúde é a que mais possui Redes Colaborativas. Buscamos, com esse grupo, estabelecer caminhos para que o Sistema RNP possa seguir dentro do tema. Sabemos da importância das discussões de Grupos de Trabalho e SIGs que compõem essas redes. Sabemos, também, que podemos ajudar de forma importante este pais continental no momento que a telemedicina atinge seu auge regulatório. Nosso papel é facilitar a atuação e participação da comunidade de pesquisa no futuro da saúde digital no Brasil”, afirmou o diretor-adjunto de Relações Institucionais da RNP, Gorgonio Araújo, durante a sessão inaugural do Comitê.

O CT-Saúde Digital se reunirá mensalmente, podendo haver sessões extraordinárias para discussões e prospecções acerca do tema.

Saiba mais sobre o CT-Saúde Digital