RNP contribui para livro sobre expansão da banda larga no Brasil

Categoria
- 26/07/2016

As experiências ligadas a políticas públicas e à regulação da internet do Brasil, assim como os avanços e desafios relacionados à expansão da banda larga, são o tema do livro “Banda Larga no Brasil – passado, presente e futuro”, organizado pelo economista e especialista em internet Peter Knight.

Lançada em julho, a obra tem 26 autores ou coautores, entre eles os diretores de Engenharia e Operações e de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Eduardo Grizendi e Michael Stanton, que detalharam a evolução da infraestrutura de rede acadêmica no Brasil desde a criação do projeto RNP até os dias de hoje. Os diretores também participaram de um capítulo sobre cabos subaquáticos como soluções de conectividade para a região amazônica, em conjunto com o Exército Brasileiro.

Um dos convidados a assinar o prefácio, o vice-presidente do Google, Vint Cerf, afirmou que é possível aprender com as estratégias de sucesso no Brasil e a história da internet é diferente em cada país. Já o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), Hartmut Glaser, ressaltou que a obra preenche uma lacuna ao documentar a história da internet nacional.

É possível adquirir o livro em formato e-book pelo site da Editora Novo Século e acessar trechos da publicação. Ainda está previsto o lançamento de uma versão da obra em inglês no mês de agosto.