RNP CNPq e Ibict celebram acordo tripartite para ciência aberta

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para ações relacionadas à construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa. A iniciativa surge a partir da cooperação previamente existente e do trabalho realizado pelo IBICT e RNP no âmbito do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto , que teve como objetivo estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil.

“Considerando a crescente demanda de abertura e compartilhamento de dados de pesquisa motivada pelo novo paradigma da Ciência Aberta, acreditamos que será inevitável que universidades e institutos de pesquisa implantem repositórios institucionais de dados de pesquisa. Esses locais são uma base de dados digital voltada para suprir a necessidade de armazenar, organizar e disponibilizar objetos digitais, no caso dados de pesquisa”, explica o diretor-adjunto de P&D da RNP, Leandro Ciuffo.

Diante deste cenário, o objetivo do acordo é a união de esforços para estruturar uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa e ao mesmo tempo identificar e estruturar workflows para criação de Repositórios de Dados de Pesquisa. O acordo prevê ainda a capacitação e transferência de conhecimento sobre as infraestruturas tecnológicas e informacionais para o suporte à criação de repositórios de dados de pesquisa, identificação de potenciais serviços de apoio e de valor agregado para auxiliar as instituições de pesquisa brasileiras a criar e manter repositórios de dados de pesquisa, com estimativas de precificação e cenários de sustentabilidade.

“Queremos selecionar instituições para apoiá-las na criação de seus repositórios de dados de pesquisa, por meio de ações de capacitação e transferência de conhecimento, durante um período de incubação de nove meses. O aprendizado gerado por esse projeto poderá ser de benefício para toda instituição que deseja criar seu repositório de dados de pesquisa, em especial as bibliotecas das instituições brasileiras de ensino e pesquisa - que serão o público-alvo da chamada”, comenta o coordenador e pesquisador do IBICT, Washington Segundo.

Desde 2017, a RNP possui um acordo de cooperação com o IBICT para atividades de P&D e, nos últimos anos, vem trabalhando conjuntamente nas atividades do 4º plano de ação nacional (OGP). A ideia agora é somar forças com o CNPq, que também está estruturando seu repositório de dados de pesquisa. O acordo ainda terá o apoio consultivo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, por meio da equipe do GT-RDP.

Leia mais:

RNP, CNPq e IBICT lançam edital para ciência aberta