RNP ativa conexão subterrânea de alta velocidade na rota Salgueiro-Recife (PE)

- 12/11/2021

Salgueiro é uma cidade localizada no Sertão Pernambucano central, a 500 km da capital Recife. Em novembro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ativou a primeira rota subterrânea em fibra óptica no trecho entre Salgueiro e Recife. Esta rota, de redundância à já existente, irá melhorar a qualidade da conectividade no interior de Pernambuco e intensificar o desenvolvimento econômico e as atividades de ensino e pesquisa na região.

O novo circuito, com capacidade de 10 Gb/s, soma-se à Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE), projeto do Governo do Estado, o que proporcionará uma maior disponibilidade de rede na região.

Segundo a coordenadora administrativa do Ponto de Presença da RNP em Pernambuco, Zuleika Tenório, indiretamente, a conexão até Salgueiro beneficia outras redes, tais como as de Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco, e instituições no município de Paulo Afonso (BA).

“A redundância não é apenas para a rede de Salgueiro, mas sim para toda a RePEPE e, por consequência, para várias redes metropolitanas existentes, como Caruaru e Belo Jardim, e, posteriormente, para as futuras redes, como a de Serra Talhada”, complementa o responsável pelo projeto na RNP, Davi Borges.

O resultado foi alcançado pelo acordo de permuta de canal óptica entre a RNP e a operadora Mob Telecom, contabilizando mais de 500 km de fibra.

Instituições beneficiadas

Em Salgueiro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) acaba de construir um novo campus, que irá abrigar os cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação. Cerca de 160 alunos serão beneficiados, pois a unidade estará conectada em alta velocidade com o campus principal da Univasf, em Petrolina (PE).

Também estará interligada as seguintes instituições de ensino e pesquisa que fazem parte da RePEPE, em 11 diferentes sites: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A estimativa é de que mais de 14 mil alunos sejam beneficiados.

Por estarem conectadas à infraestrutura da RNP, essas instituições também poderão colaborar com outras universidades e centros de pesquisa no Brasil e no mundo.

Desenvolvimento econômico em Salgueiro

O município de Salgueiro fica no interior de Pernambuco e tem uma localização estratégica: está no entroncamento das rotas para o Ceará, Piauí e Recife. Com 55 mil habitantes, a cidade cresceu ao receber trabalhadores para as obras de transposição do Rio São Francisco. 

Também está na rota da ferrovia Transnordestina, projeto da CSN e do Governo Federal, com interligação para Pecém, no Ceará, e o porto de Suape, no Recife. A infraestrutura será importante para o escoamento da produção agrícola no Semiárido Nordestino.