RNP ativa conexão de 100 Mb/s em unidade da Embrapa em Cruz das Almas (BA)

Categoria
- 12/11/2015

No dia 5/11, após um acordo firmado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a RNP ativou uma conexão de 100 Mb/s, em caráter de teste, na unidade da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA).

O atendimento à Embrapa é feito a partir do campus sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), também em Cruz das Almas, a partir do Ponto de Presença da rede acadêmica no estado, localizado em Salvador. A infraestrutura física do link é formada por fibra ótica de provedor que liga a instituição à UFRB.

As negociações para a ativação do link se intensificaram durante o último Workshop de Tecnologia de Redes (WTR 2015) do PoP-BA, realizado em Salvador, nos dias 28 e 29/9.

Segundo a supervisora do Núcleo de TI da Embrapa, Monica Sapucaia, o link trará uma economia da ordem de centenas de milhares de reais anualmente para a unidade, além de significativa contribuição para o alcance dos resultados previstos no planejamento estratégico.

Única unidade descentralizada da Embrapa na Bahia, a Embrapa Mandioca e Fruticultura executa e coordena pesquisas que aumentem a produção e a produtividade, melhorem a qualidade dos produtos, reduzam os custos de produção e que viabilizem o aproveitamento de áreas ainda subutilizadas para mandioca, citros, banana, abacaxi, manga, mamão, maracujá e acerola.