RNP articula consórcio brasileiro vencedor do Hackathon Global de Obesidade Infantil

- 14/05/2021

Na terça-feira, 11/5, foram anunciados os vencedores do Hackathon Global promovido pela empresa SAS Analytics. Diversas categorias tiveram projetos premiados, tais como saúde, indústria, telecomunicações, entre outros. No segmento de saúde/obesidade infantil, uma grande preocupação em todo o mundo, houve dois consórcios vencedores: Tupã Fit (Brasil) e Digital Community Twin (Suécia). O consórcio Tupã Fit (Brasil), que entregou o projeto "Brasil 2030", foi articulado pela RNP, por meio da RUTE, e é composto por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da empresa NK Tech e do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O "Brasil 2030" utiliza tecnologias digitais da SAS Analytics para interpretar dados sobre obesidade infantil, conectar e educar pessoas. A parceria com a prefeitura de Tupã (SP) permitiu o desenvolvimento de um produto experimentado por usuários reais durante o mês de março na cidade, obtendo altíssimos graus de satisfação por parte dos usuários. Este projeto também foi inspirado no trabalho de pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, que usaram dados municipais e regionais para criar um gêmeo digital da sociedade sueca. As mudanças no gêmeo permitem que os pesquisadores estudem o impacto de novos programas na saúde das crianças e avancem para a erradicação da obesidade infantil.

Com a classificação no hackathon, uma nova etapa de testes de viabilidade da solução se desenrolará durante o resto do ano de 2021. Nesta etapa, a solução deverá receber financiamentos e possivelmente será experimentada em uma cidade também na Suécia.

Conheça mais sobre o projeto Brasil 2030

Veja todos os vencedores do hackathon

Confira a cerimônia de anúncio dos vencedores (a partir do minuto 22)