RNP apresenta plataforma PNLD Digital durante 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro

- 13/06/2022

Presente no 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, realizado em Belém (PA), entre os dias 7 e 10/6, a RNP apresentou a plataforma PNLD Digital, que está em desenvolvimento e cujos primeiros módulos disponibilizados pela organização estão sendo utilizados para os novos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

“O grande desafio do projeto está relacionado ao tempo, levando em conta que temos prazos editalícios que devem ser cumpridos e não há margem para atrasos. Deste modo, a RNP tem atuado com a visão de entrega da plataforma em módulos e com a dinâmica de Produto Mínimo Viável (MVP)”, conta o gerente de Soluções Roosevelt Oliveira, que esteve no evento juntamente com o analista de Sistemas Felipe Marinho.

Segundo Felipe Marinho, o evento também serviu para colher informações que poderão ser transformadas em insights dentro do processo de evolução da plataforma em desenvolvimento pela RNP, pois aproveitamos os workshops para conhecer e entender as demandas e necessidades das redes de ensino para o PNLD DIGITAL.

Ambos participaram de uma roda de debate sobre as parcerias firmadas para a modernização do PNLD e apresentaram o protótipo do Portal do Livro Didático (PNLD Digital). Além da RNP, participaram da mesa representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que também fizeram apresentações de protótipos de aplicações para modernização do programa.

Sobre o evento

O 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro teve como objetivo discutir, avaliar e planejar a execução do PNLD. A abertura do evento ocorreu com as falas do Ministro da Educação, Sr. Victor Godoy, do Secretário de Educação Básica, Sr. Mauro Rabelo e do Diretor de Ações Educacionais do FNDE, Sr. Garigham Amarante, contextualizando a importância de modernização da educação básica no País.

Além da RNP, foram convidados para o evento representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU). Participam, ainda, técnicos responsáveis pela execução do PNLD nas secretarias de educação, além de diretores e técnicos do MEC e FNDE.