RNP anuncia projetos selecionados em seu Programa de P&D para 2022

Após o lançamento do edital do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Serviços Avançados de 2021, em junho deste ano, a RNP anuncia os quatro Grupos de Trabalho (GTs) selecionados para a primeira fase do Programa, a serem desenvolvidos no período entre janeiro e dezembro de 2022. 

O edital convidou a comunidade científica e também startups para a criação de um Mínimo Produto Viável (MVP) ao longo de 12 meses. Saiba mais sobre as propostas:

- GT-PDC-RCI: Plataforma Digital de Coordenação - Rede de Cuidado Integrado

Coordenação: Marlene Sabino Pontes (PUC-RIO)

Plataforma digital de colaboração para permitir a comunicação entre os profissionais de saúde e seus pacientes para acompanhamento e o compartilhamento de informações para cuidado contínuo na recuperação pós-alta.

- GT-LANSE – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

Coordenador: Cristian Cechinel

Startup associada: Elimu Social

Serviço de predição de risco acadêmico (evasão e/ou reprovação) apoiada por uma infraestrutura na nuvem que pré processa dados, treina e executa algoritmos de machine learning.

- GT-DEVIAS – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Coordenador: Cesar Marcondes

Startup associada: Netconn Group

Serviço para suporte ao desenvolvimento e operação seguros (usando DevSecOps) através de um portal que recebe código-fonte, analisa por meio de nuvem as vulnerabilidades e relatórios de segurança indicando as vulnerabilidades encontradas.

- GT-ReabNet – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Coordenador: Eduardo Naves

Startup associada: Technocare

Rede de Telereabilitação por meio de Realidade Virtual e Realidade Aumentada (ReabNet) composta por um repositório de sistemas de reabilitação e tecnologia assistiva acessível remotamente por hospitais, centros de Reabilitação ou mesmo a partir da residência do usuário.

Os GTs selecionados terão 12 meses para a criação de um Produto Minimamente Viável (MVP). Já os GTs de Fase 2 do Programa de P&D Serviços Avançados estão em andamento, com previsão de conclusão em 31/12/2022.

Para mais informações, acesse a página do Programa de P&D em Serviços Avançados.