Redes acadêmicas assinam acordo para criação de rede de Blockchain na América Latina

- 14/02/2022

As redes nacionais de educação e pesquisa da América Latina, membros da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), estabeleceram um acordo para o desenvolvimento de um ecossistema blockchain em seu âmbito dentro da América Latina. As instituições signatárias do acordo são CEDIA (Equador), CUDI (México), RAGIE (Guatemala), RAU (Uruguai), RedCONARE (Costa Rica), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), REDNESAH (Honduras), RNP (Brasil), RUNBA (Nicarágua) e RedCLARA.

A assinatura do acordo foi realizada nesta segunda-feira (14/2), em evento transmitido pela RedCLARA, conduzido pelo diretor executivo de CEDIA, Juan Pablo Carvallo; e o diretor executivo de RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas. Na ocasião, foram apresentados os benefícios que essa iniciativa trará para a comunidade acadêmica e científica das redes integrantes de RedCLARA, bem como casos de uso de blockchain no contexto das universidades e centros de pesquisa na América Latina.

“Blockchain irá permitir que as universidades consigam cuidar da identidade digital dos membros de sua comunidade. Ou seja, teremos a segurança e a certeza de que o que estamos construindo tenha validade ou certificação em algum lugar”, afirmou Andres Moya, pesquisador de Informática e Computação da Universidade de la Serena, no Chile, que apresentou um caso de uso de blockchain como instrumento para a transformação digital da instituição.

O gerente de serviços da RNP, Rodrigo Azevedo, apresentou o caso de uso do serviço Diploma Digital, que utiliza a tecnologia blockchain para registrar, autenticar e preservar os diplomas emitidos pelas instituições de ensino superior no Brasil, evitando assim fraudes nesses tipos de documento.

Assista à transmissão do evento no site da RedCLARA, no link a seguir: https://www.redclara.net/index.php/es/noticiasyeventos/transmisiones-en-vivo.