Projeto Magic reúne participantes de todo o mundo no Rio de Janeiro

- 20/05/2016

A cidade do Rio recebeu, nos dias 18 e 19/5, o encontro que marcou o início do segundo ano de atividades do Magic (Middleware para Aplicativos Colaborativos e Comunidades Globais Virtuais), projeto global de colaboração que pretende aprimorar a capacidade de pesquisadores de todo o mundo colaborarem entre si. O evento foi a oportunidade de os representantes das 19 NRENs participantes compartilharem entregas, pendências, planos, desafios e facilidades de atuação nos seis pacotes de trabalho que integram o projeto.

Na abertura, o diretor-executivo da RedClara, Florencio Utreras, apresentou um resumo do primeiro ano de atividades do Magic, ressaltando marcos e entregas, além de melhorias esperadas. “Somos um grupo heterogêneo, que reúne pessoas de diferentes partes do mundo – América, Europa, África, Ásia e Oceania – com cultura, idioma, recursos humanos e financeiros distintos. É fundamental nos encontrarmos para aproximar nossos objetivos, pois vamos trabalhar juntos em diversas entregas do Magic. Precisamos assegurar que essas entregas serão feitas da melhor maneira possível”, destacou Utreras.

Uma das apresentações foi conduzida pelo representante da RNP no Comitê de Governança do projeto, Antônio Carlos F. Nunes, e o coordenador do pacote de trabalho (WP) 2, que tratará sobre a difusão de federações de identidade e eduroam para outras regiões do mundo, Leandro Guimarães. Eles destacaram os compromissos e esforços dos membros do WP2 nesse projeto e aproveitaram o espaço para receber retorno da implementação das ações nas localidades parceiras.

Um dos próximos passos acordados entre os membros do grupo foi marcar reuniões quinzenais ou mensais para trocar experiências. “A comunicação entre os participantes do pacote é fundamental. Isso foi crucial para o sucesso do projeto Elcira e queremos replicar no Magic. Espero contar com o compromisso de todos em compartilhar informações. Temos que aproveitar essa oportunidade de colaboração para propor soluções e tirar dúvidas. Eu e Antônio estamos à disposição para ajudá-los a implementar as ações nas suas localidades”, ressaltou Guimarães.

Durante o evento, também foram apresentadas as atividades dos WP3, 4 e 5, que contam com o apoio de colaboradores da RNP. O especialista em Serviços, Alex Galhano, que atua no WP4, explicou os benefícios de uso de aplicações em tempo real (telefonia e videoconferência) nas diversas regiões do mundo, usando como exemplo o serviço NRENum.net. O objetivo é garantir a interoperabilidade entre soluções de fabricantes e protocolos de comunicação diferentes, por meio da adoção de normas únicas.

O WP5 criou quatro Comunidades Científicas Globais (GSC, em inglês), com temas de grande interesse para a maioria das regiões do mundo em que o projeto está presente: e-Saúde, Biodiversidade, Meio Ambiente e Instrumentação Remota. A primeira reunião virtual de cada uma ocorreu em fevereiro deste ano e foi selecionado um líder para cada comunidade. “Essa pessoa será uma referência e é responsável por movimentar a comunidade. No tema e-Saúde, o escolhido foi o Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rute. O desafio agora é atrair mais projetos e pesquisadores para participar dessas comunidades e verificar que serviços poderiam ser oferecidos para essas comunidades”, explicou o gerente de Comunidades e Aplicações da RNP, Leandro Ciuffo, que apoia o WP5.

Messina aproveitou o encontro para apresentar a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), o desenvolvimento tecnológico disponível, como transmissões 4k, e os esforços do Brasil nesse caminho. “Fico feliz em participar desse projeto e apoiar a telemedicina no mundo. Contar com o apoio de outras localidades será uma maneira de unirmos forças para que alguém assuma essa área, que inclui e-Saúde, Telemedicina e Telesaúde. Não temos investimento e disseminar essa comunidade e convidar pessoas a participarem pode ser um grande passo nesse sentido”, ressaltou o coordenador.

Entre os 26 participantes do encontro, também estiveram presentes os diretores-adjuntos de Internet Avançada, Iara Machado, e de Serviços, Luiz Coelho, e o gerente de Inovação da Rute, Paulo Lopes.

Saiba mais sobre a participação da RNP no Magic.