Projeto de Conexão das Escolas ultrapassa a marca de 1.600 conectadas

- 24/02/2023

Lançado em março de 2022, o projeto de Conexão de Internet às Escolas, financiado pelo Ministério das Comunicações (MCom), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), e executado pela RNP, está perto de completar um ano com uma importante marca a comemorar: mais de 1.600 escolas conectadas por todo o país.

A iniciativa levou conectividade para 1.618 instituições até o presente momento, sendo que ainda há mais 2.457 escolas em processo de conexão. As conexões estão sendo realizadas pelos provedores de serviço de internet selecionados por meio de duas chamadas públicas realizadas no ano passado, cujas instalações estão sendo autorizadas em lotes homologados pelo MCom.

Os benefícios são percebidos instantaneamente por alunos, professores e funcionários assim que os cabos são ativados.

“O projeto é de grande relevância para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas na escola. O acesso à internet nos mantém informados no dia a dia e contribuiu na melhoria dos trabalhos exercidos com os alunos”, afirma Maria Auxiliadora dos Santos Nogueira, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio do Cumaru, em Bonito, no Pará, primeira a receber internet, em julho de 2022.

Política pública de inclusão digital, o Conexão às Escolas conectará até 8.000 unidades da rede pública de ensino, sendo a grande maioria localizada em áreas rurais, podendo beneficiar até 800 mil alunos.

“Como estamos localizados em uma área sem cobertura de telefonia móvel, a internet chegou em ótima hora e está funcionando muito nem. Também estamos passando por reforma e a internet auxilia os professores na produção diária de suas aulas”, conta a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gregório Rosa Filho, em Ananindeua, no Pará, Maria do Remédio da Conceição Cardoso.

Sobre o projeto

O Conexão de Internet às Escolas tem o objetivo de localizar e implantar soluções de conectividade à internet, pela identificação e contratação de provedores privados (ISP – Internet Service Providers), para escolas da rede pública que não possuem conexão adequada.