Programa PIPE da Fapesp seleciona startups dos Programas de P&D da RNP

As startups Vixphy e Vixsystem, oriundas do Programa de P&D de Internet Avançada da RNP, foram selecionadas pelo programa PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para mais uma rodada de investimento na startup.

Ambas as empresas são spin-offs da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Vixphy oferece soluções de computação em nuvem e surgiu de um grupo de pesquisa da Ufes coordenado pelos professores Magnos Martinello e Moisés Nunes Ribeiro. O Grupo de Trabalho participou do edital de 2018 do Programa de P&D de Internet Avançada da RNP.

A plataforma de nuvem Vixphy cria um ambiente virtual estável e seguro para os serviços de computação, rede e armazenamento para os seus dados. Além disso, permite integração total com as nuvens públicas, garantindo recursos extras de redundância e flexibilidade. A startup também oferece soluções de conectividade SD-WAN.

Já a Vixsystem é uma startup que surgiu do GT-Mobilysa, também da Ufes. Um dos produtos desenvolvidos foi o Lysa, um cão-guia robô para auxiliar deficientes visuais. Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:

Sobre o Programa PIPE

Criado em 1997, o Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas no estado de São Paulo. As propostas de pesquisa submetidas ao PIPE são organizadas em três fases: a análise de viabilidade técnico-científica, de até nove meses; e o desenvolvimento da proposta, com duração de até dois anos; para depois o desenvolvimento comercial e industrial dos produtos.

Depois de uma visita à Fapesp em 2019, a RNP estabeleceu uma parceria com o Programa PIPE, incentivando as startups a se candidatarem ao programa. “Isso nos deixa muito felizes e demonstra o valor que estamos agregando ao ambiente de inovação”, declarou a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Iara Machado.