Programa OpenRAN@Brasil lança primeira chamada pública para cooperação com a área acadêmica

O programa OpenRAN@Brasil, que tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de software para a construção de uma plataforma de código aberto para o controle e gerenciamento de infraestruturas de rede programáveis compostas por equipamentos abertos e desagregados, lança sua primeira chamada pública para o setor acadêmico. 

A chamada tem como público-alvo os pesquisadores vinculados com instituições de ensino e/ou pesquisa público ou privada. O objetivo é escolher Grupos de Trabalho (GTs) para cooperar na evolução de funcionalidades e tecnologias do testbed OpenRAN@Brasil. Os pesquisadores deverão submeter propostas aderentes aos eixos temáticos do programa, tais como Testbed, Desenvolvimento em SDN e Orquestração de Recursos e Serviços. Após a escolha dos GTs, a execução e implementação do projeto terá a duração de um ano.

Como organização coordenadora, a RNP realizará o acompanhamento dos trabalhos selecionados e fornecerá apoio tecnológico à construção e acesso ao testbed OpenRAN@Brasil. Para esta seleção, também haverá o acompanhamento por parte dos líderes técnicos do projeto, estes podendo ser membros da RNP ou do CPQD, entidade parceira na execução do programa. 

Ao término do período vigente de um ano é esperado que os GTs tenham implementado suas propostas e que estas sejam capazes de alavancar as funcionalidades do OpenRAN@Brasil.  

Acesse o documento da chamada pública para mais informações. 

Sobre o OpenRAN@Brasil 

O OpenRAN@Brasil faz parte do Programa Prioritário em Informática (PPI) Internet Avançada. É uma parceria da RNP com CPQD, Inatel e Eldorado. Veja a página do programa para saber mais.