Programa Norte Conectado é lançado em evento no Palácio do Planalto

- 01/09/2020

O Ministério das Comunicações lançou ontem (1º/9), no Palácio do Planalto, o Programa Norte Conectado, que tem como objetivo expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, além de ampliar a inclusão digital da região. O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli.

A iniciativa é uma ação do Ministério das Comunicações, em parceria com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; e Educação – e conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça e do Senado Federal. A RNP é a executora do projeto piloto, que interligará as cidades de Macapá (AM), Almeirim (PA), Alenquer (PA) e Santarém (PA), totalizando 650 km de fibras ópticas, trecho a ser concluído em 2021. 

Ao todo, 165 escolas de educação básica, 24 campi de ensino superior e de pesquisa, seis acessos abertos públicos, cinco comarcas, dois hospitais de ensino e duas organizações militares serão beneficiados por uma infraestrutura de telecomunicações de cabo de fibra óptica lançada em ambiente subfluvial, ou seja, nos leitos dos rios amazônicos (Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco).

Em seu pronunciamento, o ministro Fábio Faria destacou a amplitude da iniciativa. “Observamos que a Região Norte é a mais carente, é a que mais precisa de mais investimento em telecomunicações. Vamos começar pela capital, Macapá. Queremos mais oito etapas, chegando até o oeste da Amazônia, até Tabatinga, e beneficiando 9,3 milhões de brasileiros”.

Já o ministro Marcos Pontes reafirmou o poder transformador da ação. “No momento em que trazemos a internet para esses lugares, mudamos a realidade”. Fala que foi reforçada pelo senador Davi Alcolumbre. “Isso vai promover turismo, conhecimento, ciência, tecnologia e inovação, medicina e educação”, garantiu.

A integração entre os poderes e o papel das instituições foram destacados pelo ministro Dias Toffoli, que reforçou a importância das parcerias para a oferta de serviços públicos. “A partir da cooperação institucional, podemos ir muito mais longe na realização da Justiça para brasileiros e brasileiras”, disse o presidente do CNJ, em seu último compromisso oficial à frente do órgão.

Além de beneficiar os moradores da região, o Norte Conectado impulsionará a área acadêmica e pesquisas sobre biodiversidade, mudanças climáticas e preservação ambiental, além de trazer mais desenvolvimento e inclusão digital para a Amazônia.