Programa Internet Brasil é apresentado em evento em Natal

- 17/06/2022

Na manhã desta sexta-feira, 17/6, o Governo Federal realizou a cerimônia de apresentação do programa Internet Brasil, que terá a primeira fase executada pela RNP, e vai levar conexão em banda larga móvel gratuita para crianças e adolescentes de baixa renda da educação básica da rede pública de ensino. A iniciativa prevê a entrega e manutenção de até 700 mil chips com pacotes de 20Gbs para estudantes inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fizeram a entrega simbólica dos chips, em Natal (RN).

“Vamos começar o Internet Brasil. Os estudantes vão receber um chip para que eles possam ter acesso à internet e sua família dentro de casa possa ter acesso à internet pelo celular. Vamos começar com 700 mil pessoas nos próximos meses e chegar a 14 milhões de pessoas do Cadastro Único, que vão ter celular em casa com chip gratuito para acessar conteúdos gratuitamente”, declarou o ministro Fábio Farias.

O programa foi instituído por meio de medida provisória no fim de 2021 e se tornou lei neste ano. Ele é financiado pelo Ministério das Comunicações (MCom), conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) para o contato e uso de sistemas de adesão, e será implementado de maneira gradual, sendo a etapa inicial a Prova de Conceito (no inglês, PoC). Nela, está prevista a distribuição de chips com serviço de dados (internet) em seis municípios do Nordeste. É importante destacar que serão utilizados e-SIM Cards neutros, o que possibilita a troca remota de operadora.

Para a PoC, foram selecionadas seis cidades que fazem parte do Nordeste Conectado:

Poc Internet Brasil

 

A convocação da RNP pelo MCOM passa, principalmente, pela expertise adquirida na execução do projeto Alunos Conectados, do MEC, que, desde o segundo semestre de 2020, vem disponibilizando chips para estudantes universitários da rede federal em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Wi-Fi nas praças por meio da Infovia Potiguar
O Ministério das Comunicações também ampliou a conexão gratuita via Wi-Fi para 48 praças públicas de Natal, incluindo a Praça Mãe Peregrina, onde o evento ocorreu, por meio da Infovia Potiguar – infraestrutura de rede de fibra óptica, implementada e operada pela RNP, que garante internet de qualidade, de alta velocidade e gratuita. Para a entrega, foi investido cerca de R$ 1,4 milhão.

* Com informações da ASCOM/MCOM