Prazos de submissão de artigos para workshops e atividades do SBRC vão até 17/3

- 15/02/2018

Os pesquisadores da área de computação que desejam apresentar trabalhos no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) devem ficar atentos aos prazos de submissão. A maioria dos workshops e atividades que compõem o evento receberá submissões até o fim da primeira quinzena de março.

Coordenado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo departamento de computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o 36º SBRC será realizado de 6 a 10/5 no Centro de Convenções de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Reconhecido como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, o SBRC é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). A RNP participa do evento com a realização do seu workshop, o WRNP, para a comunidade de P&D em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Tradicionalmente, a iniciativa é composta por workshops, salão de ferramentas, palestras, minicursos, painéis e debates, sessões técnicas e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional. Este ano, pela primeira vez, o SBRC contará com um desafio (hackaton) na área de redes de computadores e sistemas distribuídos e também com um concurso de teses e dissertações. “Este ano teremos sete workshops no total, incluindo um sobre blockchain, em que falaremos, por exemplo, sobre bitcoin, um tema muito discutido atualmente”, ressalta o professor Jó Ueyama, do ICMC/USP, um dos coordenadores gerais do SBRC.

A programação completa do evento está disponível no site www.sbrc2018.ufscar.br/apresentacao. Confira, a seguir, algumas datas-limite para submissão de trabalhos:

  • Concurso de teses e dissertações: 2/3;
  • Workshop de gerência e operação de redes e serviços: 13/3;
  • Workshop de trabalhos de iniciação científica e de graduação: 15/3;
  • Workshop em blockchain; Workshop de segurança cibernética em dispositivos conectados; Workshop de computação urbana; Workshop de testes e tolerância a falhas: 16/3;
  • Workshop em clouds e aplicações: 17/3

Fonte: Assessoria de Comunicação ICMC/USP.