Portal de Periódicos completa 18 anos com mais de 1 bilhão de acessos

Categoria
- 21/11/2018

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está completando 18 anos e a RNP tem papel fundamental nesta trajetória. Há dez anos, a parceria entre as organizações foi iniciada justamente para o desenvolvimento da nova versão do Portal, que, atualmente, está disponível gratuitamente para usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa em todo o país e ostenta a expressiva marca de mais de 1 bilhão de acessos desde a sua criação.

Criado no ano 2000 devido ao déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e os desnivelamentos regionais entre as universidades do sistema superior de ensino federal, o Portal de Periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, é também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade por cobrir todo o território nacional.

Em 2009, a RNP criou uma ferramenta de busca integrada ao acervo, uma biblioteca virtual que reúne conteúdo de alta qualidade, provido por editores e associações científicas internacionais. O Portal disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, por meio de um acervo com mais de 45 mil periódicos com textos completos, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas, conteúdo audiovisual e tantos outros recursos para uma pesquisa completa em fonte confiável.

“O Portal de Periódicos da Capes estruturou-se como uma iniciativa pública para democratização do conhecimento, independentemente da localização do seu usuário. A RNP atua há uma década em conjunto com a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da Capes no fortalecimento desta grande biblioteca virtual, disponibilizando diversas funcionalidades como acesso federado, treinamentos on-line diários por área do conhecimento, redundância, suporte e evolução tecnológica constante. Com o sucesso desse trabalho, novas iniciativas foram sendo desenvolvidas com outras diretorias da Capes em prol do desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil”, explica o diretor-adjunto de Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

A RNP está responsável pelo suporte, operação e atualização técnica do Portal. As consultas podem ser feitas por autor, título, assunto ou palavra-chave, tendo como opção o acesso remoto e os dispositivos móveis. A seção “Meu espaço” permite ao pesquisador (estudante ou professor) montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.

Atualmente, o Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental, e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil e às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e de desenvolvimento da pesquisa científica no país.