Plataforma ForRisco é disponibilizada

- 03/12/2021

O Governo Federal disponibiliza, por meio do Ministério da Educação (MEC), uma plataforma de código aberto que permitirá acompanhar e gerir os riscos advindos dos processos desenvolvidos pelas instituições públicas: o ForRisco. A ferramenta está integrada ao ForPDI por meio da Plataforma For, onde a partir de agora os sistemas serão instalados concomitantemente.   

De modo geral, o ForRisco foi elaborado com o intuito de motivar as práticas de gerenciamento de riscos no setor público. Para fomentar esse gerenciamento, foi desenvolvido o livro da metodologia ForRisco, além da capacitação on-line ForRisco que dará todo o suporte para os usuários da ferramenta.

A expectativa é de que esse projeto apresente os seguintes benefícios e resultados: gerenciar os riscos em equipe; prever causas e impactos dos riscos; prevenir situações de risco de acordo com o cenário; gerir riscos, incidências e processos de monitoramento.

O ForRisco será ofertado aos usuários a custo zero, pois a sustentação do sistema se dará por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O serviço tem impacto diretamente nas universidades e nos institutos federais, nos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e demais usuários, uma vez que a ferramenta estará disponível também para o MEC e suas vinculadas.

Saiba mais sobre o Livro ForRisco.

Acesse a capacitação on-line ForRisco.