Piloto do Norte Conectado: Estudo de Rota Aprimorada é iniciado

- 20/05/2021

Começa na última semana de maio a expedição do Estudo de Rota Aprimorada (ERA), que irá mapear o terreno e as condições para o lançamento de um cabo subfluvial no leito dos rios amazônicos para a Infovia 00, projeto piloto do Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações (MCom) A implantação da Infovia 00 está a cargo da RNP e irá ligar a capital do Amapá, Macapá, às cidades paraenses Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer.

Norte Conectado

A RNP participa do Programa Norte Conectado desde dezembro de 2018, quando foi apresentada a proposta de uma infraestrutura de fibras ópticas para banda larga na Amazônia. Em outubro de 2019, foi discutida a proposta de cabos subfluviais em uma infraestrutura de fibras ópticas para banda larga na Amazônia.

O ano de 2020 foi de estruturação de equipe, planejamento do projeto, lançamento de processos licitatórios e contratações do licenciamento ambiental, do estudo hidrográfico, que inclui o ERA - Estudo de Rota Aprimorada e do cabo subfluvial.

Neste ano de 2021, foram lançados diversos outros  processos licitatórios, entre eles do lançamento do cabo subfluvial e de uma consulta pública para ajudar a definir o modelo de contratação de um Operador Neutro (ON) para operar, manter e explorar comercialmente a Infovia 00 quando implantada.

A importância do Programa Norte Conectado reside no fato de que a região Norte do Brasil enfrenta um vazio de tecnologia. O lançamento do backbone em ambiente subfluvial e a instalação de conectividade em instituições públicas localizadas em áreas remotas irão expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica e resolver a demanda reprimida.

A alta capacidade, confiabilidade e disponibilidade da infraestrutura vão permitir a ampliação do acesso à internet, melhoria da segurança e redundância das redes terrestres existentes na região, permitindo o escoamento do tráfego de dados das instituições públicas de educação, saúde, segurança pública e justiça, dos poderes executivos Municipal, Estadual e Federal, bem como das Operadoras de Telecomunicações e dos provedores locais de acesso à internet em banda larga.

Entre os objetivos do Programa Norte Conectado estão desenvolver o IDH da Bacia Amazônica, tornar a região um polo tecnológico e promover integração com os países vizinhos que compõem a Pan Amazônia - Peru, Colômbia e Guiana Francesa. 

O Projeto Norte Conectado, totalizado, proverá uma cobertura de cerca de 10.000 km baseada nos leitos dos rios amazônicos (Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco) e irá interligar 59 municípios, atendendo uma população de cerca de 9.2 milhões de habitantes. 

Segundo a empresa LEV Brasil, contratada pela RNP para realizar todas as atividades necessárias para o licenciamento ambiental e operacional do projeto - Infovia 00 do programa, o lançamento de um cabo subfluvial não provocará qualquer impacto ecológico na região. A operação de lançamento evitará passar por reservas florestais e indígenas e áreas de proteção ambiental. 

Os canais de comunicação da RNP vão acompanhar a expedição para a elaboração do ERA - Estudo de Rota Aprimorada, e, em sequência, o lançamento do cabo da Infovia 00, por meio de um Diário de Bordo, que trará, já nestes próximos meses,  o relato do estudo para lançamento do cabo e poderá antecipar o impacto transformador da integração tecnológica na região amazônica do País.