Pesquisadores brasileiros da área de redes participam de workshop da National Science Foundation

Pesquisadores brasileiros especializados em monitoramento e performance de redes tiveram proposta selecionada para participar do Workshop on Overcoming Measurement Barriers to Internet Research (WOMBIR 2021), promovido pela National Science Foundation (NSF), maior órgão financiador da comunidade científica nos Estados Unidos. Os acadêmicos são oriundos de diversas instituições acadêmicas no Brasil e fazem parte do Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), coordenado pela RNP.

Com o título “The Challenge of Delivering Open OSS Data for Research”, a proposta submetida pelo CT-Mon foi aceita dentro de um total de 40 submissões. O evento será online e ocorrerá nos próximos dias 11 e 12/1, em sessões fechadas, com transmissão pela plataforma de videoconferência Zoom. A apresentação do CT-Mon será no dia 11/1, na sessão “Cooperação com a indústria e operações para obter dados relevantes” entre 15h15 e 16h15 (horário de Brasília).

Sobre o Workshop da NSF

Dentre os objetivos do workshop promovido pela NSF, estão identificar questões críticas de pesquisa que justifiquem abrir chamadas na área de medições de rede, identificar barreiras e facilitadores dessa pesquisa e discutir como os resultados da pesquisa podem ter impacto além da comunidade de pesquisa.

Outra consideração para o workshop é se existem questões críticas que são relevantes para o futuro da internet, mas não passíveis de avaliação por terceiros. Nesse caso, a comunidade de pesquisa pode precisar de novas políticas e instituições para apoiar a coleta e o compartilhamento de dados, semelhantes a outras disciplinas. Dada essa realidade, o workshop pretende debater o papel da pesquisa acadêmica tradicional financiada pela NSF no avanço do estudo científico da internet. 

O workshop terá a participação e apresentações de renomados pesquisadores de universidades, instituições de pesquisa e universidades internacionais. Confira a programação disponível no site do evento.

Sobre a proposta selecionada

Título: The Challenge of Delivering Open OSS Data for Research

Autores:

Alex S. Moura (RNP)
Artur Ziviani (LNCC)
Leobino Sampaio (UFBA)
Rafael L. Gomes (UECE)