Parceria da RNP com a Capes

Categoria
- 01/12/2014

A parceria com a RNP tem sido destaque nas palestras e eventos realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação (MEC), responsável pela qualificação do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

No dia 14/11, durante a cerimônia de renovação dos contratos para 2015 do Portal de Periódicos (biblioteca virtual da Capes), realizada na sede da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, na França, o presidente Jorge Guimarães não só ressaltou o trabalho da organização como fez uma menção honrosa à RNP e entregou, em mãos, ao diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, um certificado comemorativo (foto).

No dia 19/11, nas duas palestras que apresentou no XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte (MG), a analista da Capes e bibliotecária do Portal de Periódicos, Katyusha de Souza, enumerou as ações que estão sendo desenvolvidas em parceria com a RNP, entre elas o Repositório de Preservação Digital (backup do Portal de Periódicos), para garantir o acesso contínuo a longo prazo, mesmo que o acesso a plataformas seja interrompido. A Capes e a RNP também estão trabalhando na implantação de uma redundância geográfica dos sistemas críticos do Portal de Periódicos fora do Internet Data Center da RNP (IDC-RNP), onde os sistemas são hospedados e o acesso à Internet é privilegiado. Caso ocorra falha, o serviço poderá ser restabelecido em poucas horas.

Parceria RNP e CAPES

A RNP coordena diversas iniciativas na Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções (DAGSol) e, entre elas, está a de Soluções Digitais para Educação, com o objetivo de aplicar tecnologias de redes avançadas no atendimento às políticas públicas da área de educação, coordenadas pelo MEC e operadas por suas agências, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela qualificação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, pela autorização de novos mestrados, acadêmicos e profissionais, e doutorados, e a avaliação dos programas já existentes.

Em 2009, a RNP criou uma ferramenta de busca integrada ao acervo do Portal de Periódicos da Capes, uma biblioteca virtual que reúne conteúdo de alta qualidade, provido por editores e associações científicas internacionais. Disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, por meio de um acervo com mais de 36 mil periódicos e 250 mil livros eletrônicos. Também oferece 130 bases referenciais, 12 bases de patentes (invenções certificadas), além de enciclopédias e obras de referência, estatísticas, normas técnicas, bancos de teses e dissertações, e conteúdo audiovisual.

A RNP faz todo o acompanhamento técnico do portal. As consultas podem ser feitas por autor, título, assunto ou palavra-chave, tendo como opção o acesso remoto e os dispositivos móveis. A seção “Meu espaço” permite ao pesquisador (estudante ou professor) montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.

O conteúdo do Portal de Periódicos pode ser acessado de forma gratuita pelos pesquisadores nas instituições participantes. Atualmente são cerca de 424 instituições de ensino e pesquisa brasileiras cadastradas. Entre os maiores usuários do portal estão as universidades de São Paulo (USP) e Brasília (UnB), as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerias (UFMG), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), de São Paulo (Unifesp), a Estadual de Campinas (Unicamp), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O Portal de Periódicos foi criado em 2000, devido ao déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e os desnivelamentos regionais entre as universidades do sistema superior de ensino federal. Tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, é também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade por cobrir todo o território nacional.

Atualmente o Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental, e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil e às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e de desenvolvimento da pesquisa científica no país.

Outras ações com diretorias da RNP

Além da DAGSol, a Capes também fechou ações com duas diretorias da RNP: a Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer) e Diretoria de Serviços e Soluções (DSS).

Por meio da DAGSer, a Capes passou a ser a primeira autarquia federal vinculada ao MEC e o segundo ponto em Brasília, após a própria RNP, a virar cliente do serviço eduroam, rede de acesso seguro à internet sem fio, desenvolvida para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que é gerenciado e operado no Brasil pela RNP.

A adesão da Capes ao serviço facilita o processo de conexão de reitores, diretores, pesquisadores, alunos e profissionais vinculados a instituições de ensino e pesquisa, que já usufruem do serviço em suas instituições, e que agora poderão contar com o mesmo serviço na Capes. Além disso, os próprios profissionais da autarquia podem visitar outras instituições no Brasil e no mundo, utilizando suas credenciais de origem (login e senha).

Com a adesão da Capes, o eduroam passou a contar com 28 clientes novos em todo o país. Entre eles, estão os Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), do Piauí (IFPI), de Santa Catarina (IFSC) e do Norte de Minas Gerais (IFNMG); o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); e as Universidades Federais de Goiás (UFG), de São Paulo (USP), do Mato Grosso do Sul (UFMS), de Minas Gerais (UFMG), de Rondônia (UNIR), de Santa Catarina (UFSC), do Ceará (UFC), do Espírito Santo (UFES), do Pará (UFPA), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Federal Fluminense (UFF).

Por meio da ESR, unidade de gestão da DSS, 104 servidores da Capes foram capacitados ao longo de 2014. Os temas dos cursos envolvem Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Segurança da Informação e cursos em redes. Esse número representa um aumento de mais de 200%, se comparado à capacitação feita em 2013.

Tags