Nova abordagem da RNP na criação de serviços e soluções foi destaque no TNC18

- 02/07/2018

Representantes da RNP participaram da Conferência de Rede da Géant (TNC18), que reuniu mais de 650 representantes de redes acadêmicas do mundo, entre os dias 10 e 14/6, na Noruega. O encontro anual, organizado pela Géant, apresentou uma visão única sobre os últimos desenvolvimentos em redes de ensino e pesquisa. As palestras e demonstrações focaram em diferentes temáticas, como o poder da internet, a importância da sustentabilidade e da entrega, o poder da análise de dados, a criação de complexidade inteligente, e a rede na velocidade da ciência.

Este ano, a RNP teve um artigo aprovado no evento: A new approach to conceive user-focused services and solutions. O diretor-adjunto de Soluções, Antônio Carlos F. Nunes, apresentou a nova abordagem da RNP em modelar serviços e soluções com o envolvimento dos usuários. Nunes explicou que a organização está promovendo uma iniciativa inovadora, por meio de um projeto piloto, que oferece uma nova perspectiva de como as redes acadêmicas podem aumentar a participação dos usuários na estratégia e design de serviços, para agregar valor à comunidade de ensino e pesquisa usando a abordagem de Design Thinking. O diretor mostrou os resultados alcançados até o momento no projeto piloto e os esperados para 2018.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar com os representantes das demais redes acadêmicas como a RNP está mudando a sua forma de conceber novos serviços e soluções, tendo os usuários e demais interessados no centro do processo, assim como os desafios de escala, comunicação e sustentabilidade envolvidos”, comentou Nunes.

Outro artigo apresentado no TNC18 e que contou com o apoio da RNP foi sobre o sistema de monitoramento do consócio AmLight, chamado SDN Looking Glass, que consiste em um sistema centralizado de monitoramento de rede (NMS), focado nos requisitos das redes OpenFlow. Os palestrantes mostraram essa ferramenta e algumas novas funcionalidades para monitorar e solucionar problemas de implementações de rede definida por software (SDN). Integrantes da RNP, uma das instituições que faz parte do consócio da Amlight, apoiaram a elaboração do artigo aprovado para o TNC. Clique aqui para ler o documento.

Em sua 34ª edição, a TNC18 também foi uma oportunidade estabelecer contatos institucionais dentro de um contexto propício ao compartilhamento de experiências técnicas e administrativas.