Norte Conectado responde questionamentos quanto ao TR de contratação de serviços de instalação de redes ópticas no norte do País

- 19/04/2021

Na última quinta-feira, 15, o site do Programa Norte Conectado foi atualizado com respostas aos questionamentos referentes ao Termo de Referência de Contratação de Serviço de Instalação de Cabos Ópticos Subaquático e Infraestruturas Associadas e da RFI do Operador Neutro da Infovia 00.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) publicou o Termo de Referência de Contratação de Serviço de Instalação de Cabos Ópticos Subaquático e Infraestruturas Associadas (ADC/10097/2021 – acesse o TR) para a seleção e contratação de empresa, com o objetivo de assegurar a instalação de uma infraestrutura baseada em cabos de fibras ópticas, instalados ao longo do leito de rios da Região Amazônica, interligando cinco municípios ribeirinhos: Macapá/AP, Almeirim/PA, Monte Alegre/PA, Alenquer/PA e Santarém/PA.

O TR tinha um prazo para os interessados apresentarem seus questionamentos para o melhor entendimento e foram apresentadas 63 (sessenta e três) questionamentos. Após análise, a RNP publica suas respostas a todas as questões. Acesse as respostas aqui.

Entenda

O Ministério das Comunicações (MCom), junto com a RNP, lançaram, em fevereiro, uma consulta pública (acesse a RFI aqui) para ajudar a definir o modelo de contratação de um Operador Neutro (ON) para explorar comercialmente, operar e manter a Infovia 00, que está sendo implantada pela organização, dentro do Programa Norte Conectado. A grande participação de interessados gerou vários questionamentos. Hoje, após ampla análise, o documento de respostas foi publicado e pode ser acessado aqui.