Mais conexão e transparência no projeto Alunos Conectados

- 07/10/2021

O Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar o painel Alunos Conectados. O ambiente virtual recém-criado disponibiliza dados sobre o projeto, a fim de oferecer transparência à iniciativa e permitir que sejam monitoradas as ações e a tomada de decisões, além de centralizar as informações do projeto em um único lugar, facilitando a adesão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e dos Institutos Federais (IFs).

O projeto Alunos Conectados disponibiliza internet gratuita, por meio de pacotes de dados móveis (4G), para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições de ensino superior da rede federal, que não tenham renda suficiente para contratar o serviço de banda larga em seus domicílios, para que eles tenham acesso aos conteúdos educacionais e às atividades de aprendizagem, oferecidos de forma remota pelas instituições de ensino. Até o momento, 159.816 chips foram entregues a 99 instituições de Ensino Superior e da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A ação é operacionalizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e foi lançada emergencialmente pelo Ministério da Educação como uma das ações de apoio ao enfrentamento à pandemia da Covid-19.