Internet em alta velocidade beneficia campi de expansão da UFF

Categoria
- 28/01/2019

No mês de janeiro, os campi em expansão da Universidade Federal Fluminense (UFF), no estado do Rio, tiveram um aumento substancial de até cinco vezes na velocidade de acesso à internet, de 20 para 100 Mb/s. A contratação dessas conexões, realizada pela RNP, beneficia diretamente um total estimado de mais de 16 mil pessoas, entre estudantes, professores e técnicos administrativos das unidades.

Segundo a UFF, as conexões em fibra óptica estão em pleno funcionamento em sete cidades: Volta Redonda, Angra dos Reis, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Petrópolis, através da Rede Metropolitana de Petrópolis. 

Para o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a internet em alta velocidade é um salto de qualidade tecnológico e contribui para promover o desenvolvimento científico, ao mesmo tempo em que confere maior agilidade na gestão. “A modernização da rede representa mais um passo na construção de uma infraestrutura para dinamizar a universidade. Com isso, podemos ter mais eficiência, tanto científica quanto administrativa, pois acelera a troca de informações entre os setores. O serviço melhora as condições gerais para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão e facilita a integração entre a sede e o interior”, afirmou Nóbrega, em reportagem divulgada no portal da universidade.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação da UFF, Helcio de Almeida Rocha, a iniciativa cria maior integração entre os campi da universidade por meio dos recursos tecnológicos disponíveis, como maior velocidade para transferência de dados e de conexão em videoconferências.

“Teremos maior confiabilidade em prover os dados e serviços em virtude do meio de transmissão ser em fibra ótica. A instalação traz melhorias para toda a comunidade universitária, como suporte para maior número de acessos simultâneos e melhor experiência em compartilhar dados, mais agilidade no carregamento de páginas e para subir dados para a web”, explica Helcio Rocha, também em entrevista ao portal da UFF.

O acesso é irrestrito a todos os usuários devidamente vinculados à UFF. A conexão pode ser feita tanto por rede cabeada quanto pela rede sem fio, pelo eduroam, serviço da RNP.

Fonte: UFF, com informações da RNP.