Interiorização da rede acadêmica é destaque de workshop na Bahia

Categoria
- 22/01/2016

No dia 20/1, a RNP participou de um workshop promovido pelo governo da Bahia para discutir a ampliação da infraestrutura de telecomunicações no estado. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), em Salvador, reuniu reitores e representantes das instituições de ensino estaduais e federal. O destaque da apresentação da RNP foi o Programa Veredas Novas, que visa conectar em alta velocidade todos os campi do interior de universidades e institutos tecnológicos públicos no Brasil.

Na Bahia, o objetivo é que a RNP desenvolva um projeto capaz de ampliar a infraestrutura de acesso à rede de educação e pesquisa no estado, através de um comitê gestor em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Segundo o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o projeto “é um conjunto de serviços que, a partir da colaboração a distância, simplificará a vida de alunos e professores”.

Enfatizando a importância do projeto para a Bahia, o titular da Secti, Manoel Mendonça, afirmou que os provedores locais ajudam, mas a chegada da internet em alta velocidade resultará no crescimento social e econômico, beneficiando não apenas as instituições de ensino. “Nós vamos pensar esta rede conjuntamente para a Bahia. Vamos operar o Veredas Novas de forma virtuosa para o nosso estado”.

Cooperação técnica

Entre outras ações apresentadas pela Secti estão acordos de cooperação técnica firmados com órgãos municipais, estaduais e federais, a criação de um comitê gestor de banda larga e o mapeamento das cidades digitais - as que já possuem bons anéis ópticos no estado. “Mapear é o início desse processo. Não vamos parar enquanto todas as escolas e universidades [não] estiverem conectadas”, afirmou o diretor-adjunto de Gestão de Soluções da RNP, Gorgônio Araújo.

Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Naomar de Almeida Filho também apresentou dados e citou a necessidade de levar a banda larga para os campi. A gerente de desenvolvimento da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Marijalma Oliveira, destacou a importância de iniciativas como essas para as universidades. “O projeto Veredas Novas vai ser muito bom pra nós”.

Também estiveram presentes no encontro os reitores João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Silvio Luiz Soglia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Iracema Veloso, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); José Bites, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Adélia Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); e Norma Almeida, vice-reitora da Uefs. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) esteve representado pelo professor Denilson Sodré, enquanto o professor André Ferreira representou o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/BA)

Foto: Manoel Mendonça, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.