Integração da saúde na América Latina: Rede Universitária de Telemedicina chega ao Chile

- 25/03/2021

Na última semana (16/3), a Rede de Ciência e Educação do Chile (REUNA), rede acadêmica do país, anunciou o lançamento da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) - Chile: a primeira rede fora do Brasil, no âmbito da educação e pesquisa em saúde da RUTE América Latina. O lançamento, que foi transmitido ao vivo no canal da Rede de Ciência e Educação do Chile no YouTube, contou com a presença da Presidente da RUTE-Chile, Dra. Angélica Avendaño; do Dr. Luiz Ary Messina, responsável pelas Relações Institucionais em Saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); da Diretora Executiva de REUNA, Paola Arellano; e de representantes de quatro Universidades membros do comitê assessor: Universidad de Chile, Valparaiso, Concepción y Desarrollo. Participam também do encontro representantes dos Ministérios de C&T do Brasil e do Chile.

O objetivo da RUTE-Chile é promover colaboração e sinergia entre os atores do ecossistema nacional e internacional, para acelerar o treinamento, a pesquisa e o desenvolvimento em Saúde Digital, Telemedicina e Telessaúde no Chile, contribuindo com a saúde e o bem-estar das pessoas. Através da iniciativa, as entidades que fazem parte do projeto poderão propor, promover e participar no desenvolvimento da rede de atividades, iniciativas e projetos, atuando de forma coordenada, sinérgica e colaborativa, estabelecendo também intercâmbios e colaboração com outras entidades e redes nacionais e internacionais que tenham objetivos semelhantes.

"Tudo isso começou com a assinatura de um acordo proposto pela Rede Clara, que impulsionou todo esse movimento à Red Nacional Académica de Tecnología Avanzada (Renata- Colômbia), a Red Nacional de Investigación y Educación Ecuatoriana (Cedia-Equador), a Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet (Cudi-México) e a Red Universitaria Nacional (Reuna-Chile) e a  Reuna-Chile deu início esse movimento”, comentou Luiz Ary Messina, responsável pelas Relações Institucionais em Saúde da RNP.