Instituições podem se inscrever para participar do Mês de Segurança em outubro

- 29/09/2016

No mês de outubro, acontece na América Latina o Mês de Segurança, uma celebração internacional que tem o objetivo de fomentar a cultura de segurança da informação em instituições brasileiras e latino-americanas. A iniciativa busca criar oportunidades para que essas instituições discutam boas práticas de segurança no uso da internet em suas comunidades locais.

Promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Mês de Segurança é realizado em parceria com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) - que reúne instituições acadêmicas de 17 países da América Latina e Caribe, e a Organização dos Estados Americanos (OEA) - com foco nas instituições governamentais dos seus 35 estados membros.

Com o apoio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP, as instituições participantes promovem cursos, palestras, campanhas internas e outras ações de divulgação sobre temas relevantes à segurança da informação e de interesse aos usuários em geral, tais como segurança em redes sociais, em redes Wi-Fi, em jogos online, em dispositivos móveis, no armazenamento de dados na internet, cibercrime, fraudes, phishing, softwares maliciosos, privacidade, cyberbullying, engenharia social, criptografia, bom uso do e-mail, compras seguras, backup, entre outros temas.

As instituições interessadas em celebrar o Mês de Segurança podem encontrar mais informações, materiais de apoio e fazer sua inscrição pelo site meseg.rnp.br. As ações de conscientização realizadas ao longo de outubro serão divulgadas pela RNP, no site do evento e nas redes sociais, mediante o envio de material para o e-mail meseg@rnp.br.