IFPI sedia Workshop de Tecnologia de Redes

- 18/07/2019

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ponto de Presença da RNP no Piauí (PoP-PI), vai realizar entre os dias 16 e 18 de julho, o Workshop de Tecnologias de Redes (WTR) no estado. As atividades serão realizadas das 8h às 18h, no Auditório do Instituto Federal do Piauí-Reitoria.

Os Workshops de Tecnologias de Redes fazem parte do Sistema de Capacitação e Integração da RNP, que promove oportunidades de capacitação técnica para profissionais que atuam nas instituições acadêmicas do Brasil. Para o coordenador Técnico do PoP-PI, Rafael Amaral, o evento é uma maneira de orientar as instituições sobre as novidades na área de TIC para os próximos anos. “Os profissionais de TIC precisam estar atualizados constantemente sobre as mudanças na tecnologia e no trabalho que exercem. Um evento como o WTR traz para os interessados todo o trabalho que tem sido desenvolvido tanto pela RNP, quanto pela comunidade acadêmica”, comenta.

 Ainda segundo o coordenador, esse ano, o WTR vai apresentar algumas novidades, entre elas, o projeto Piauí Conectado. A iniciativa tem o objetivo de levar redes de fibra óptica para instituições de ensino no estado. Além disso, dois analistas de tecnologia irão debater sobre a atuação da RNP em suas instituições. Natan Saraiva, analista de TIC do Instituto Federal do Piauí (IFPI), e Arinaldo Silva, analista de TIC da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vão falar sobre a atuação da RNP nas duas instituições.  

Com o tema Novas tecnologias aplicadas em redes de computadores, a programação traz debates sobre campus inteligente, segurança da informação, redes sem fio e inovação tecnológica em instituições de ensino. O encontro vai reunir equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa piauienses para uma troca de experiências, aprendizagem e disseminação de novas tecnologias integradas ao ambiente acadêmico.

O público poderá ainda se inscrever no Minicurso Gerenciamento de Serviços de TI (GTI3), oferecido pela Escola Superior de Redes (ESR). A entrada no workshop é gratuita para alunos, funcionários e docentes vinculados às instituições usuárias da RNP. É necessário realizar inscrição prévia pelo endereço: https://wtr.rnp.br/pop-pi/

Serviço

Workshop de Tecnologias de Rede do PoP/PI

Local: Auditório IFPI – Avenida Presidente Jânio Quadros, CEP: 64053-390

Data: 16 a 18 de julho

Horário: 8h às 18h

Participação gratuita.

Para mais informações, acesse: https://wtr.rnp.br/pop-pi/