Hospital de Alagoas promove palestras com serviço de Conferência Web

Categoria
- 25/10/2016

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é uma das unidades de telessaúde pertencentes à Rede Universitária de Telemedicina (Rute) que tem feito uso intensivo do serviço de Conferência Web da RNP, para promover ciclos mensais de palestras sobre diversos temas, como saúde da mulher, asma de difícil controle, epilepsia, tabagismo, evidências no contexto da telessaúde, entre outros. Desde março de 2015, já foram realizadas 53 apresentações com o auxílio do serviço, viabilizado pela plataforma Mconf.

Os encontros virtuais acontecem às quartas-feiras, a partir das 10h da manhã, e contam com a participação de professores e pesquisadores renomados que abordam diversas temáticas na área da saúde, fazendo uso de uma linguagem de fácil entendimento e direcionada tanto para profissionais quanto para o público em geral. O hospital universitário também promove palestras especiais de acordo com o mês, como o Outubro Rosa, sobre mamografia e câncer de mama, e o Novembro Azul, para a conscientização sobre o câncer de pênis e próstata.

Todas as webconferências são em tempo real, onde os participantes têm contato visual com o palestrante, acompanhando as falas, slides, planilhas e vídeos, além de poderem interagir de forma mais direta, via chat ou mesmo webcam. No final das apresentações, todos os participantes dos encontros virtuais recebem certificado.

Para a chefe da unidade de telessaúde do HUPAA, Rosaline Mota, a experiência com a plataforma do serviço de Conferência Web tem se mostrado efetiva para o compartilhamento e a disseminação dos saberes multidisciplinares no campo da saúde. “Ao longo de um pouco mais de um ano e meio de uso do Mconf, já tivemos aproximadamente 2.100 participações, tendo alcançado a marca de até 73 pessoas conectadas em uma webconferência”, comemora.

Esse serviço da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um headset e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração. Com a plataforma Mconf, o serviço foi potencializado, com a possibilidade de maior número de salas de reuniões e usuários conectados simultaneamente.

Para assistir aos ciclos de palestras da unidade de telessaúde do HUPAA, basta acessar o link: https://mconf.rnp.br/spaces/ruteufal. Caso por algum motivo não seja possível a participação em tempo real, todo o conteúdo fica disponibilizado no canal da unidade de telessaúde no Youtube.

Foto: HUPAA/Ufal.