Fibra óptica que vai ligar Coari a Tefé chega a Manaus

Categoria
- 03/03/2016

Em fevereiro, chegou a Manaus (AM) o cabo de fibra óptica adquirido pelo Exército para dar continuidade à segunda fase do Programa Amazônia Conectada, que visa levar uma infraestrutura de telecomunicações aos municípios do interior do estado do Amazonas pelos leitos dos rios.

Depois de conectar duas bases do Exército pelo Rio Negro em julho de 2015 e inaugurar oficialmente o programa, o próximo passo é o lançamento do cabo subfluvial no trecho entre Coari e Tefé, na Amazônia Ocidental, que atualmente é atendida por satélite.

O cabo foi adquirido por meio de contrato com a empresa Nexans, da Noruega. Com 275 km de extensão e 390 toneladas, a fibra óptica levou 37 dias de navegação pelo Mar do Norte, pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Amazonas para chegar até Manaus.

O Programa Amazônia Conectada é uma iniciativa interagências que levará internet de qualidade para a população ribeirinha, pelos leitos dos rios da bacia amazônica. Após a implantação da fibra óptica subfluvial, essas localidades poderão usufruir de uma série de serviços de rede de dados, como internet banda larga, telemedicina, ensino a distância, interconexão entre saúde, segurança pública, trânsito e turismo, além de ganhos para a defesa nacional.

Foto: Comando Militar da Amazônia (CMA).