Falecimento de Artur Ziviani

- 26/03/2021

A RNP lamenta profundamente o falecimento do professor e pesquisador Artur Ziviani, no dia 24/3, devido às complicações causadas pela Covid-19. Ele deixa a esposa e dois filhos, além de uma grande quantidade de amigos e colegas de trabalho.

Ziviani era graduado em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também realizou o mestrado em engenharia elétrica com ênfase em redes de computadores. Ela era pesquisador sênior do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e, desde 2008 fazia parte também da história da RNP.

Na RNP, Artur Ziviani fez parte do Conselho de Administração entre 2008 e 2012, como representante do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Nesses quatro anos, com sua visão estratégica, ajudou a RNP no direcionamento de seus negócios

O pesquisador também atuou como membro do Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon) desde sua criação em 2011 e coordenou o CT-Mon entre 2014 e 2020. Nesse período, ele ampliou os objetivos do comitê e trouxe novos membros, a fim de promover a prospecção tecnológica e o acompanhamento dos principais avanços científicos e tecnológicos na área de monitoramento do desempenho de rede. Em todas reuniões e eventos relacionados ao comitê, Artur imprimiu suas características principais: um alegre ouvinte de seus parceiros e um dedicado transmissor de conhecimento.

À família e aos amigos de Artur Ziviani, nossos sentimentos.