Exposição virtual transporta internautas para uma viagem no tempo por 70 anos de história da Capes

- 29/10/2021

Cabem 70 anos de história em um ambiente virtual? Pergunte à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e descubra que a resposta é positiva! Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a fundação criou uma exposição comemorativa ao seu 70º aniversário com imagens, vídeos e texto que transporta, virtualmente, os internautas para um passeio por sete décadas. De maneira leve, agradável e divertida, o percurso passa por salas temáticas e corredores culturais. Neles, são mostrados os principais marcos da Capes, desde sua criação, em 1951, até os feitos mais recentes.

A frente dessa iniciativa, o coordenador de Comunicação Social da Capes, Edson Morais, detalha os bastidores do que é considerado um projeto inovador para o órgão. “Para toda a equipe envolvida foi um grande desafio resumir 70 anos de uma história tão rica e importante. A ideia de uma exposição virtual para comemorar o aniversário da Capes surgiu a partir da pesquisa sobre iniciativas similares em todo o mundo. Mas o projeto foi concebido de maneira totalmente original. Tanto, que a modelagem de seu espaço virtual foi baseada no Museu Nacional da República, em Brasília”, explica. Também trabalharam diretamente na iniciativa as consultoras da RNP, Thaís Mesquita Cantanhêde e Alexandra Josias. 

Edson defende que, além do árduo trabalho de produção e curadoria de conteúdo da sua equipe para criar a exposição, a parceria com a RNP foi vital tirar a ideia do imaginário e torná-la real. Mas a exposição comemorativa é, na verdade, apenas um dos trabalhos frutos dessa aliança. “A RNP, sem sombra de dúvidas, é uma das mais importantes parceiras da CAPES”, resume Edson.

A coordenadora de Soluções da RNP, Mariana Marina Oliveira, que acompanha de perto esse trabalho conjunto contextualiza: “A parceria entre a RNP e a Capes celebra, neste ano, 13 anos de existência. Ao longo deste período, muitos projetos foram desenvolvidos em benefício da comunidade acadêmico-cientifica. O Portal de Periódicos, que tem 20 anos de existência, é um case de sucesso da parceria, por exemplo. Neste contexto, a RNP atua desde 2009 no desenvolvimento e evolução de soluções de alta qualidade, com entrega de soluções que visam o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo órgão”.

“Nesta ação em especifico, a exposição virtual em comemoração aos 70 anos da CAPES é resultado dos esforços conjuntos entre RNP e Capes, empreendidos na execução de estratégias de comunicação integrada, para disseminar e ampliar o conhecimento da comunidade acerca da Capes e sua grande importância na Educação”, finaliza Mariana.

Embarque nessa viagem no tempo, acessando 70anos.capes.gov.br!