Escola Superior de Redes passa a integrar Comunidade Acadêmica Federada

Categoria
- 29/01/2016

A Escola Superior de Redes (ESR), unidade da RNP para capacitação e disseminação de conhecimento em TIC, passou a integrar a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), serviço de gestão de identidade das instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Com isso, os usuários de instituições que fazem parte do serviço poderão realizar matrículas, ter acesso a certificados e navegar no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESR, por exemplo, utilizando a mesma credencial da sua instituição.

Através da CAFe, o usuário utiliza uma conta única para acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.

Além das vantagens de navegabilidade, gerenciamento de uma única senha e privacidade de dados, a associação entre a ESR e a CAFe permite que o usuário tenha acesso a redes internacionais com as quais a federação tem acordos, como a Géant (Rede de Pesquisa Pan-Europeia), a Europe Latin America Collaborative e-Infraestructure for Research Activities (Elcira) e a Research and Education Federations (Refeds).

Para mais informações, acesse o vídeo.