Em novembro, Cinemas em Rede apresenta debate sobre mulheres indígenas

- 12/11/2020

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o grupo de pesquisas em Poéticas Ameríndias, está promovendo nos meses de outubro, novembro e dezembro, o ciclo “Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena”. No dia 19 de novembro, às 19h, o tema será Mulheres indígenas realizadoras (parceria com II Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas). 

Entre as convidadas, estão as produtoras e diretoras indígenas Marta Tipuici (Manoki/MS) e Vanuza Bomfim (Pataxó/BA). Marta mora na aldeia Treze de Maio, na Terra Indígena Irantxe, município de Brasnorte-MT. Já morou em outros lugares, como Cuiabá, onde fez a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Atuou como Agente de Saúde Indígena e atualmente é professora e articuladora da rede estadual de ensino do Mato Grosso. Uma das suas paixões é o trabalho com cinema e comunicação popular e indígena. 

Já Vanuzia possui graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Participação com co-diretoria do filme “A Força das Mulheres Pataxó de Barra Velha”. Atualmente cursando o Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A curadoria ficará por conta da professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia no campo das Artes do Vídeo, Joana Brandão Tavares e da jornalista e realizadora indígena, Olinda Muniz Wanderley.

A atividade faz parte do Cinemas em Rede, uma das iniciativas da RNP com a comunidade de cinemas e exibidores das universidades e institutos federais, o circuito contará com curadoria de filmes e debates com diretores, realizadores audiovisuais indígenas e pesquisadores, tendo como objetivo proporcionar a circulação de ideias e a reflexão sobre a produção audiovisual indígena recente em algumas regiões do Brasil.

Para mais informações, acesse http://www.cinemasemrede.rnp.br/mostra-cinema-amerindio/.

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena
Data: 19/11
Horário: às 19h
Debate com as cineastas transmitido ao vivo pela página do Cinemas em Rede no Facebook: https://www.facebook.com/cinemasemrede.