Em dia dedicado à inovação, Grupos de Trabalho apresentam status dos projetos desenvolvidos no âmbito dos editais de P&D

O dia 3/2 foi totalmente dedicado à inovação na RNP. O workshop realizado pela Diretoria Adjunta de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, explicou as novidades dos Programas de P&D da organização e abriu espaço para os oito Grupos de Trabalho (GTs) selecionados nos editais de 2019 e 2020 apresentarem o status de seus projetos.

Na parte da manhã, os quatro GTs que estão na Fase 1 falaram sobre os aprendizados adquiridos com a capacitação empreendedora e a construção do modelo de negócio, exibiram vídeos sobre a jornada e mostraram a visão de negócio e de produto. Assista à gravação das apresentações.

Confira os projetos apresentados:

GT-Arquimedes: Ferramenta que visa proporcionar conhecimento sobre o comportamento e as vulnerabilidades de segurança, quantificar os riscos e prevenir a perda financeira na infraestrutura digital formada por dispositivos IoT e 5G.
Saiba mais assistindo ao vídeo

GT-ChainID: Plataforma universal para gestão de identidades por meio da blockchain que visa facilitar o acesso com autenticação descentralizada, interoperabilidade entre redes federadas, rede única e compartilhada, autenticação multi padrões e identidade digital autossoberana.
Saiba mais assistindo ao vídeo

GT-FeedbackBot: Ferramenta que tem o objetivo de auxiliar os professores na correção de atividades dos alunos por meio de detecção de erro por IA, com capacidade de fornecer feedback estruturado e individual e gerar estatística de evolução.
Saiba mais assistindo ao vídeo

GT-RLProviDe-MI: Ferramenta inteligente, ágil e escalável para provisionamento de recursos em redes com múltiplos inquilinos.
Saiba mais assistindo ao vídeo

A programação da parte da tarde foi aberta com uma apresentação do gerente de Serviços, Rodrigo Azevedo sobre o NasNuvens e como a plataforma digital de gerenciamento e controle financeiro Multinuvem para a comunidade de ensino e pesquisa pode ajudar na oferta das novas soluções desenvolvidas pelos Programas de P&D da RNP.

Depois, foi a vez dos GTs selecionados em 2019, que estão na Fase 2 e são avaliados por uma equipa do NasNuves, apresentarem as evoluções de seus produtos a partir do MVP (Mínimo Produto Viável), a catalogação do mesmo no NasNuvens e os experimentos já realizados e a realizar para validação. Assista à gravação das apresentações.

Veja os projetos apresentados:

GT-LiteCampus: Plataforma de processamento e análise de dados de monitoramento, em especial, para dados de consumo de energia que pode ser utilizada em universidades, parques tecnológicos, hospitais e outros grandes consumidores de energia.
Saiba mais assistindo ao vídeo

GT-Periscope: O grupo desenvolveu a ferramenta Sherlock-X que é capaz de antecipar e prevenir ciberataques, automatizar a descoberta de vulnerabilidades e botnets, proporcionar a gestão de vulnerabilidades e respostas a incidentes e contribuir para a adequação à LGPD.
Saiba mais assistindo ao vídeo

GT-RecMEM: Hub de conteúdos educacionais que anota e indexa conteúdos de repositórios educacionais (inclusive repositórios privados) e LMS (Learning Management System) e que, através de sistemas de recomendação, auxilia o professor na preparação de materiais de apoio ao ensino remoto e na indicação de conteúdos aos seus alunos.
Saiba mais assistindo ao vídeo

GT-V4H (Video for Health): Serviço de conferência por vídeo com foco nos requisitos de aplicações de Saúde Digital. Basicamente, o V4H permite conexão segura ponto a ponto, autenticação de participantes, gravação criptografada, preservação e recuperação do vídeo, assinatura digital do vídeo e registro na blockchain, de acordo com as necessidades da aplicação específica do cliente.
Saiba mais assistindo ao vídeo